quarta-feira, 1 de junho de 2011

a turma da fuzarca


tá com tudo! pura empolgação pra final da copa do brasil, da qual eles já foram devidamente vice-campeões. e agora, como todo bom torcedor, acreditam nesta conquista inédita para o clube, algo que, se vier, fechará uma lacuna de oito anos sem títulos no cenário da série a do futebol brasileiro. é tempo demais para um clube com a história do vasco. 

do lado de cá, devidamente rubro-negro mas, acima de tudo, apreciador do futebol, não torço a favor deles, mas não faço questão nem esforço em torcer contra. isto porque quando um clube se torna campeão não há nada que possa colocar isso em descrédito. portanto, sendo vasco ou sendo coxa, a copa do brasil estará nas mãos certas. e caberá a nós, os-que-sobraram, os devidos aplausos. e, a quem perder, bola pra frente, é virando a curva que a gozação aparece, rs.
_ _ _ _ _ 

O amor por um clube é algo impossível de explicar porque torcedor que é torcedor não deixa de torcer em toda e qualquer circunstância. Seja na alegria ou na tristeza, no rebaixamento ou na subida, ele sempre está lá, entoando cantos festivos, balançando bandeiras ou coberto com o pavilhão do clube roendo as unhas. O torcedor do Vasco é, nos últimos anos, a representação perfeita daquilo que podemos chamar de torcedor convicto, apaixonado. Só o amor consegue explicar o ato de torcer por um clube que amarga oitos anos sem levantar uma taça importante. O torcedor vascaíno é isso: um apaixonado convicto. Um torcedor que não deixa de apoiar mesmo diante de sucessivos fracassos e zoações dos rivais, que andaram levantando as suas taças nos últimos anos.  A chegada a essa final da Copa do Brasil é um prêmio aos vascaínos que não deixaram de ostentar a cruz de malta no peito mesmo com os obstáculos, mesmo com esses oito anos de jejum de títulos, mas, no final das contas, e daí, "sou Vasco da Gama, meu bem, campeão de terra e mar", já dizia a letra do samba-enredo. É isso mesmo, não importa o que dizem ou o que pensam os "secadores de plantão", o Vasco da Gama sempre será um clube grande, tão grande quanto a expectativa do torcedor vascaíno de soltar aquele grito sonoro e franco de "é campeão" preso na garganta. Os vascaínos merecem. Avante, Vasco, traz esse título para a Colina e faz a tua imensa torcida, de norte a sul do Brasil, bem feliz.

Luiz Guilherme, jornalista e vascaíno desde que me entendo por gente.


Lá vamos nós de novo eternos "VICES" como gostam de nos denominar nossos "amigos" e  rivais flamenguistas, antes vice...que não estar lá penso eu......coisas da rivalidade...o trem bala da colina vem crescendo no comando do Ricardo Gomes, a prova disso são os utlimos jogos seja com time titular ou reserva....porém não podemos nos iludir...nosso time é limitado e dependente de Felipe e Diego Souza....se eles jogarem o que sabem...somos favoritos sim....tremer para o Coritiba...com o todo o respeito a campanha 2.011....não dá....a decisão é hoje...que tenhamos um belo jogo e um resultado melhor ainda....se possível jogando como foi contra o Avaí....se não for pedir demais...aos amigos rubro negros resta assistir o eterno VICE....ou não....

abraço

Nao há como descrever o amor de um vascaíno. Só quem torce pelo Vasco sabe como é. Inexplicável. Ainda mais quando o clube chega à uma final de Copa do Brasil podendo conquistar um título inédito depois de oito anos sem títulos à nível de Série A. Este título é muito importante para o Vasco e, principalmente, para a torcida.


_ _ _ _ _ 
ps.: tô "catando" torcedores do coxa que queiram rabiscar algo aqui, sobre o clube e a final. não conheço ninguém. quem conhecer e quiser indicar, agradeço. quarta-feira que vem pretendo postar palavras verdes aqui.

ítalo.

2 comentários:

Claudio Henrique disse...

O Vasco está muito bem, mas acho que quem vence a CB é o Coxa. Os paranaesnses vêm aprontando na competição e têm um bom time.

abraços!

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Estou com vc, apesar de rubro-negro, torço pelo Vasco nesta final. Seria otimo para o fut carioca. Desde 2006,excluindo 2008, o Estado abiscoitaria um titulo nacional.

Saudações!!!