domingo, 29 de maio de 2011

um dos maiores da história


este é o time do barcelona. dos que eu vi em campo, é o melhor. mas eu tenho apenas quinze anos de futebol (vinte e quatro de vida). e nesse tempo eu nunca - nunca mesmo - vi um time jogar como joga este barcelona. é simplesmente encantador vê-lo trocando passes como quem está treinando o chamado "dois toques".

antes os porres de plantão diziam que o time jogava fácil só no campeonato espanhol. o mesmo valendo para o messi. mas depois do que estamos vendo há três anos, não mais se pode dizer isso. arsenal, real madrid e manchester u. não viram a cor da bola nos jogos contra o clube catalão. há três anos que em todas as partidas o barça termina com mais de sessenta por cento de posse de bola. ou seja, ele joga e não deixa o outro time jogar, há muito tempo. não se pode mais dizer que é uma fase apenas. 

a história nos mostra que outros clubes já fizeram isso. aqui no brasil, tivemos o santos da era pelé, o bota de garrincha, o inter de falcão, o fla de zico, o sampa de telê. tivemos outros monstros da bola, como roberto dinamite no vasco, um gênio da grande área (considerado por muitos o maior depois de pelé), romário, além dos que foram brilhar lá fora, como ronaldo fenômeno, o maior artilheiro das copas até agora.

enfim, provavelmente estou me esquecendo de outros times e jogadores que estão na história do futebol. mas o fato presente é que temos mais um clube e pelo menos mais um jogador nessa lista: barcelona e messi (sem contar o cerebral xavi, um dos maiores meio campistas que já vi jogar). hoje, ninguém joga mais bola do que eles. ninguém. e eu torci muito pelo barça ontem, porque é um time que simplesmente joga, os resultados acontecem, mas o futebol sempre apronta das suas, e muito já vimos de times brilhantes que não foram campeões (seleção de 82, pra ficar no básico). por isso muito torci para que o melhor futebol do mundo na atualidade registra-se mais uma conquista implacável.

ítalo.

2 comentários:

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Vida longa ao barça, meu caro amigo. O que desmistifica aquela baboseira envolvendo a Seleção de 82 muito bem citada por vc. Messi e cia. provaram que é possivel jogar bem, bonito e dar espetáculo.

Mais um time - talvez o maior de todos - para guardarmos na memória e contarmos aos nossos filhos e netos.

Saudações!!!

Saulo disse...

Eu tenho 26 anos e é o melhor time que vi até agora. É algo fantástico!!!