quarta-feira, 18 de maio de 2011

"os caras" II


em fevereiro do ano passado eu escrevia sobre a volta de alguns grandes ídolos ao futebol brasileiro (aqui).

este começo de ano nos apresentou novas voltas:

ronaldinho gaúcho, sambódromo e flamengo
elano, santos
luis fabiano, são paulo
adriano, favela da chatuba e corinthians
thiago neves, flamengo
liédson, corinthians
guilherme, atlético-mg
brandão, cruzeiro

(apesar de algumas "baixas" como a aposentadoria do ronaldo, a saída do roberto carlos e do robinho).

a mim muito interessa ver os times aqui do país se reforçando com jogadores que podem decidir os jogos. porque o futebol apresentado por aqui anda fraquíssimo. os últimos campeonatos brasileiros - e seus respectivos campeões - provaram isso. o último time que ganhou com maestria o nacional foi o são paulo em 2007, com anos luz de pontos de vantagem e campanha impecável.

o cenário que se apresenta me parece bastante bom. além destas voltas temos jogadores novos roubando a cena, como neymar e ganso, do santos, e lucas, do são paulo. sem contar os estrangeiros que decidem muita coisa por aqui, conca, montillo e dalessandro. (estou esquecendo de alguém?)

não me interessa a rivalidade que se constrói com times fracos que nada ganham. interessa-me, sim, acompanhar jogos com times fortes, torcedor discutindo títulos, não tropeços ou crises-sem-fim. 


porém, tem-me parecido claro o quanto os medalhões estão voltando mais por falta de espaço lá fora do que por vontade de brilhar aqui dentro. no discurso é aquela beleza da paixão pelo brasil. mas na prática é possível observar o quanto esses jogadores não têm mais mercado na europa. ou seja, o nível deles é outro. mais pra baixo. mas o nosso futebol anda tão desnivelado, que aqui eles são capazes de resolver até com bolha no calcanhar.

ítalo.

2 comentários:

Cleber Soares disse...

Italo,
esse é tema complexo e polêmico, vai depender muito do entendimento individual de cada um, mas no geral existe mesmo um concenso que o nível é abaixo do esperado. Mas a também o fato que a cada vez mais o brasileirão esta mais nivelado....

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

David J. Pereira disse...

Gosto deste blogue!

Podes adicionar o meu aos links sff?

http://davidjosepereira.blogspot.com/