sábado, 9 de abril de 2011

a banalização dos cartões amarelo e vermelho


é isto o que temos vivenciado no futebol. 

o cartão amarelo, que existe para punir jogadas anti-desportivas, faltas um pouco mais fortes, algo assim, agora também serve para punir comemoração de gol.

e serve até como segundo amarelo, tornando-se, assim, um vermelho, para comemoração de gol.

eu juro que eu não acreditei quando vi o juiz expulsando o neymar com o segundo amarelo. só porque ele comemorou colocando uma máscara dele mesmo. é a total inversão de conceitos no futebol, mesmo que isto esteja na regra. a regra já é o primeiro erro, a primeira inversão.

onde é que está a jogada anti-desportiva? onde é que está a falta aí, seu juiz? onde é que está a ameaça ao futebol do time adversário? 

as mesmas perguntas cabem para quando jogador comemora tirando a camisa. isso é problema do clube, do patrocinador, de quem quer que seja, menos do juiz. 

daí, quando o cara precisa expulsar um jogador por uma entrada mais desleal, ele dá amarelo. o mesmo valor  que um goleiro ganha quando demora no último minuto para bater o tiro de meta.

percebem a total inversão a que me refiro?

o futebol vai continuar sendo essa lambança de árbitros enquanto não tiver algumas de suas regras mudadas. é preciso redefinir o que deve ou não ser punido. e a forma como as punições devem ocorrer.

do jeito que tá, chato é pouco.

ítalo.

2 comentários:

Claudio Henrique disse...

Aquilo foi ridículo mesmo. Não é só vc que se queixa disso não. Venho há muito tempo defendendo uma reefinição nas regras do futebol.

Abraços!

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Seria bom sentarmos num bar e discutirmos isso, com o imenso prazer que o assunto e o amigo merecem. No entanto, vms por aqui memo: concordo com quase tudo, pois, como torcedor tb fiquei chateado.

Ocorre que a regra - chata e burra, é verdade - é esta e o soprador de apito agiu corretamente, dentro daquilo que foi convencionado por dona FIFA.

E, certamente, os cartões banalizaram-se, como escudos e justificativas para árbitros mal preparados e incompetentes, haja vista a distribuição farta que ocorreu hj em Fla 2 x 0 Botafogo.

Saudações!!!