terça-feira, 15 de março de 2011

um reconhecimento que pouco se ouve


(detalhes do jogo, a considerar: 
- duas falhas nacionais. julio cesar no primeiro gol do bayern e breno no terceiro gol da inter. (julio contra o robben tá virando piada)
- precisão do eto'o no primeiro e nos dois passes para os outros dois gols.
- precisão do chute do pandev no terceiro gol da inter)

é assim que vejo o reconhecimento que dão (damos) ao atacante camaronês da inter de milão samuel eto'o. uma pena que seu país não consiga formar um time competitivo em copas do mundo (quando lá está). e a ideia de que um jogador sozinho é capaz de desequilibrar é linda na teoria, mas sabemos que nem pelé ou ronaldo ou romário ganharam as copas do mundo sozinhos, como dizem. é o caso de eto'o. nunca se destacou numa copa porque a disparidade de seu talento para com os companheiros é gritante demais.

depois de vencer três campeonatos espanhois e duas ligas dos campeões da uefa com o barcelona (e em 200 jogos marcar 130 gols), eto'o foi para a inter de milão, onde, até agora, em dois anos, venceu um campeonato italiano, uma liga dos campeões da uefa e um mundial (e em 64 jogos marcou 35 gols). como prêmio individual, destaque para o prêmio de terceiro melhor do mundo pela fifa em 2005. 

e mesmo com tudo isso, comparado a outros jogadores em atividade, o nome deste camaronês é pouco ouvido no que se refere à reverência que seu futebol exige de nós, apaixonados pelo esporte. e a cada jogo ele parece dar mostras do quanto tem se tornado cada vez mais decisivo, com jogadas geniais, imprevisíveis. com uma precisão espantosa no passe e no chute. 

um dos melhores camisas nove em atuação no futebol mundial. quiçá, o melhor. há muito tempo. (tanto que nas últimas 22 disputas de mata-mata, eto'o saiu vitorioso, por barça e inter).

ítalo.

2 comentários:

Claudio Henrique disse...

Eto'o é realmente fora de série, joga muito mais do que muitos pensam. Não consigo imaginar o porquê que ele nunca está entre os melhores jogadores do mundo da FIFA. Hoje ele mostrou mais uma vez que está merecendo concorrer.

Abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

Cleber Soares disse...

Italo,
com certeza o meu destaque é Júlio César, mesmo depois da falha o cara pegou muito, pelo menos 3 grandes defesas, e é isso que diferencia os melhores goleiros, mesmo depois de um falha bisonha ele provou que não é a toa que é o titular da seleção. Sobre Eto'o, o cara realmente joga muito, mas lá na Europa eles não vêem muito assim.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com