terça-feira, 1 de março de 2011

alegria, alegria


quem acompanha este espaço aqui sabe do meu desgosto pelos campeonatos estaduais. muito mais pelas fórmulas de disputa dos mesmos do que por eles em si. pra mim é campeonato de tiro curto, um mês e pronto. mas, enfim... continuo achando ilusão o meu desejo.

diante disso, o que me alegra na conquista da taça guanabara pelo flamengo não é a conquista em si. e sim a alegria demonstrada pelo time todo durante o primeiro turno, e, principalmente, durante o jogo final. uma alegria comandada pelo ronaldinho gaúcho, alguém em quem eu não depositava a mínima esperança, mas que tem se mostrado um jogador muito dedicado e agregador dentro do clube, o que tem contribuído para que o ambiente esteja bom, as notícias veiculadas pela mídia apresentem caráter positivo, e não depreciativo ou de especulações.

isto me faz lembrar do fla de 2010. o recém-campeão nacional vivia em confusões, em manchetes que pelo mundo denegriam a imagem do clube, em problemas internos que não acabavam nunca. resultado, um ano pífio e de dar dó no torcedor, que teve que aturar tiração de sarro por má conduta dos próprios jogadores do time.

este fla 2011 pode não apresentar um futebol convincente. mas apresenta alegria ao jogar futebol. e para mim já é o que basta, porque com alegria assim os resultados surgem, uma hora ou outra, de uma forma ou de outra. e o torcedor vive para sorrir com o seu time, não para esquentar a cabeça com crises e escândalos. 

é um barato a brincadeira do #bondedomengãosemfreio. faz-me lembrar dos meninos da vila, que ano passado apresentaram não só um futebol brilhante, como uma alegria contagiante. o fla não é um exemplo de organização tática, mas é um exemplo, no futebol brasileiro, hoje, de alegria de jogo. algo que somente faz aumentar minha torcida para que outros times apresentem a mesma alegria, que contagie ainda mais torcedores, e que consigamos viver este esporte pelo que de saudável ele tem a nos oferecer. 

alegria alheia incomoda, eu sei. pude perceber isso por muitos comentários de torcedores de clubes fora do rio de janeiro tentando menosprezar a conquista da taça guanabara. é gente que jamais conseguirá ver o outro comemorando algo. é gente que jamais reconhecerá no outro um semelhante seu. um algúem que assim como ganha, perde. porque isso é do jogo. assim como tem que ser esse espírito alegre entre times e torcidas. desta utopia eu não abro mão. não mesmo.

ítalo.

2 comentários:

Cleber Soares disse...

Italo,
vc disse bem, esse time esta mostrando alegria em jogar, o futebol ainda não é dos melhores, mas vem em crescente melhora.
Quanto a R10, parace que ele retomou o prazer de jogar futebol, tomoara que continue assim.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Utopia que não é só sua meu caro. Faç oquestão de fazer parte. Deixemos os bairrismos para as mentes tacanhas e raciocínios curtos.

Saudações!!!