domingo, 5 de dezembro de 2010

aqui se faz,

aqui se paga. 

ou:
a bola pune II.

os torcedores do fluminense, que sempre questionaram o título brasileiro do flamengo de 1987, agora se veem na mesma situação, querendo reconhecimento pelo título nacional que conquistaram em 1970, quando o campeonato ainda não era chamado de campeonato brasileiro, ou seja, não era organizado (e consequentemente reconhecido) pela cbf.

minha opinião, há muito tempo, é uma só:

palmeiras (1967), santos (1968), palmeiras (1969) e fluminense (1970) são, sim, campeões brasileiros. 

(a taça brasil, disputada de 1959 a 1968 corresponde ao que hoje é nossa copa do brasil. não pode ser considerada o campeonato brasileiro da época, porque reunia somente os campeões estaduais do país). 

dessa forma, pra mim flamengo, são paulo e palmeiras são hexa campeões nacionais. o santos é tri. e o flu, se confirmar o título hoje, será também tri.

é claro que a cbf não reconhece isso. e eu duvido que algum dia reconhecerá. o que eu acho ainda melhor. porque considerar a opinião da cbf para alguma coisa é no mínimo ser tapado.

ítalo.

6 comentários:

Ensaios e Garatujas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ensaios e Garatujas disse...

Exatamente. É a mesma coisa que dizer que Grêmio, Santos, Fla e outros não sá campeões mundiais porque aquele torneio não era FIFA. Sinceramente, sou colorado e considero o Grêmio campeão, assim como nós. A verdadeira rivalidade se dá através dos méritos ao rival, e não procurando desmoralizá-lo e torná-lo "menor" que o seu time.

Saulo disse...

Esses títulos tem q ser reconhecidos dependentemente se naquela época era para a Copa do Brasil ou brasileiro. Só sei q precisa ser reconhecido e as vezes ñ entendo essa avaliação da CBF.

Alías é uma falta de respeito com os craques daquela época tb.

Como q a CBF ñ reconhece, temos q chamar o Flu hj de bi-campeão. Alguns vão chamar de tri e outros ñ. É uma discussão grande.

Í.ta** disse...

saulo, é aí que eu discordo de ti. não é porque a cbf não reconhece que teremos que considerar o flu bicampeão. justamente pelo fato de a cbf não reconhecer esses títulos é que precisamos dizer que o flu será tri.

sou da opinião de que cada vez mais devemos desconsiderar o que a cbf diz. já que ela, como entidade do futebol nacional, não reconhece ídolos e títulos, não seremos nós a considerá-la para alguma coisa.

abraços!
abraços.

Cleber Soares disse...

Italo,
na verdade a Copa União de 87 é mais é mais complexa e complicada, mas os "Robertões" é uma vergonha a CBF não reconhecer.... mas aqui no Brasil cada só quer saber do seu próprio rabo, o resto é problema de cada um.... até chegar esses dias como hoje.... o mundo gira meu irmão....

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Claudio Henrique disse...

Parabéns ao Fluminense pelo seu segundo (ou terceiro) título nacional. Campeão com todos os méritos.

abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/