domingo, 5 de setembro de 2010

futebol vive de fases: fim do primeiro turno.

o futebol não pode e não deve ser levado a sério simplesmente porque ele não é lógico.


campeonato de pontos corridos é campeonato de fases. 

eu falava, na arrancada do flu, que não ia disparar. que pode ser campeão, liderar até o fim, mas não ia disparar. derrapou e pode derrapar mais. sinal de alerta ligado. (e eu continuo procurando um tricolor para fazer uma entrevista. mas tá mais fácil achar um torcedor do íbis).

a fase do corinthians é boa. pode acabar como líder do turno. mas terminar como líder de turno não significa nada. ou mantém o pique, ou dança. 

o cruzeiro é sempre time que chega. mas que quase nunca ganha. basta ver que só ganhou brasileiro em 03, mas que nos últimos anos sempre esteve entre os classificados pra libertadores.

santos e inter já estão na libertadores do ano que vem. o clube praiano tá desfalcado. de timaço, virou mediano. mas o futebol tá nivelado por baixo. pode ser que chegue. já o colorado tem ótimo elenco, e vive ótima fase. ou seja, tudo a favor. pode, sim, vencer o campeonato ainda.

a fase de botafogo e vasco é no mínimo boa. pode não ser ótima, mas está longe de ser a ruindade que já foi. pra mim, não tem elenco pra muita coisa, e logo os ventos mudam... mas cair, não caem, acho. e, com santos e inter na parte de cima, abrindo para o 5° e o 6° possíveis vagas na liberta, podem beliscar, sim.

a fase do fla é muito ruim. dezenove jogos, catorze gols feito e quinze sofridos. o pior ataque e a melhor defesa (junto com o ceará). não há nada pior do 0x0 e 1x0 ou 0x1. é muito melhor perder umas três seguidas de goleada, do que ficar nesse "não fode e não sai de cima". meio termo no futebol é brochante. 

a fase do sampa é ruim, mas um ruim nenhum pouco comparado à do galo, por exemplo. tem um time que pode não ser tudo aquilo, mas que tá longe de ser horrível. é fase de mudança no tricolor paulista. logo volta a ganhar algo e tudo o mais.

a fase do palmeiras é ruim também, muito ruim. não inspira a mínima confiança e ainda é capaz de perder, em casa, por 3x2 depois de estar vencendo por 2x0. nada mais revoltante. 

grêmio e atlético-mg têm elenco para não cair. mas quando a fase é ruim, meu amigo... 

guarani, atlético-pr e ceará tem times sofríveis. e estão no meio da tabela. e o vitória, finalista da copa do brasil, tá beirando o z-4. vai explicar...

o avaí, que tava quase na liberta há cinco rodadas, fez um ponto só nessas cinco, e agora já tá na metade de baixo da tabela. fases, fases.

prudente, atlético-go e goiás eu torço para que caiam. jamais farão falta. ponto.

.1 em 07, o fla saiu da lanterna para chegar em terceiro. em 09, saiu de 14° para ser campeão. tudo graças às derrapagens dos outros clubes. ou seja, o futebol brasileiro vem nivelado para baixo há muito tempo. só não vê quem não quer. não existe time ótimo. e, quando existe, em seis meses já está desmanchado. jogos sofríveis. campeonato sofrível.

.2 e, para fechar: há algo mais idiota do que colocar para tocar o hino nacional antes de todo jogo de futebol? já não basta nos sofríveis jogos da seleção brasileira? por que não colocam os hinos dos clube mandantes, pro torcedor cantar junto?

a mim, resta a crença como torcedor:
turno novo, vida nova.

italo.

2 comentários:

Cleber Soares disse...

E ai Italo, blz.
Tava devendo uma visita....
eu não acredito em muitas mudanças para esse segundo turno, a grande decepção é Gremio e Atlético-MG, pelo elenco que ambos tem deveriam estar brigando pela ponta, mas estamos de falando de futebol e não de matemática. Pode até ser que tenhamos algumas supresas mas eu nãoa credito em nada muito fora do comum,, ou pelo menos muito diferente do que foi esse primeiro turno.
Sera que o coelho tricolor vai virar cavalo paraguaio???? Vamos perguntar a Paulo Coelho que raio de alquimia é essa que aontece com todos os coelhos no brasileirão, rsrsrs.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

Camila disse...

Olha pra mim tmb resta a esperança de turno novo vida nova..
(in)felizmente futebol é isso mesmo: uma caixinha de surpresas..
E assino em baixo que o hino brasileiro neste caso não tá com nada, coloquem os hinos dos clubes mesmo!

Abraço e SRN! :)