sexta-feira, 7 de maio de 2010

procura-se por uma tal de justiça....

... ou: o incrível mata-mata em que só vale o segundo jogo.
___________
o torcedor de futebol, reconheçamos, é original. possui uma incrível capacidade de enxergar coisas inimagináveis em uma partida de futebol. é capaz de diagnosticar tramas mais bem urdidas que o atentado às torres gêmeas. é um figuraça o torcedor de futebol! somos uns figuraças!
______
o que mais se ouve quando um time perde, por parte do seu torcedor, é a célebre frase: “foi injusto!”. frase acompanhada das seguintes: “fomos roubados descaradamente!”, “isso é coisa da globo, da band, da sportv, da espn, da rbs, do bin laden, inclusive!”, “time ‘x’ só ganha roubado mesmo!”.
______
depois, vem as declarações menos exaltadas: “perdemos para nós mesmos!”, “o time jogou bem, merecia ter vencido”. por fim, quase inaudível, vezemquando é possível ouvir algo do tipo: “não deu, o time jogou mal, o adversário mereceu mesmo”.
_____
nunca é o time adversário quem vence. sempre é o nosso time quem perde. e, quando perde, perde para si mesmo, e por uma baita injustiça.
_____
pior ainda é quando temos esses emocionantes mata-matas. o que foi o santos e santo andré pelo paulista, com uma bola na trave quase no último minuto? o que foi o corinthians e flamengo, com uma cobrança de falta perigosíssima para o timão aos 47 do 2º tempo? isto é mata-mata. é emoção no seu grau máximo do futebol. mas é também a disputa que o torcedor mais desvirtua para o seu lado.
______
no final do ano passado, foi quase uma comoção nacional o flu ter feito 3x0 na ldu, no maraca, e não ter sido campeão da sulamericana. o discurso mais ouvido era o “injustiça! meteu três, deveria ter sido campeão”. pois nesta semana a babozeira se repetiu: “foi injusto o santos ter sido campeão paulista! o santo andré jogou melhor e venceu o segundo jogo”. ou: “o corinthians merecia ter passado de fase. jogou melhor o primeiro tempo do jogo contra o fla”. ou: “o vitória não mereceu se classificar, o vasco foi melhor ao vencer por 3x1 em são januário”.
_________
memória é artigo de luxo no futebol, né não? a paixão clubística é tanta que apaga da memória do torcedor o jogo de ida de um mata-mata. ninguém reconhece uma conquista ou classificação sob derrota. acham injusto. há quem até questione o regulamento de uma competição, caso do presidente lula, que chorou o fato do fla ter se classificado pelo gol marcado fora de casa. chorar regulamento é pior e mais enfadonhamente chato do que chorar erro de arbitragem.
______
eu gostaria de saber qual o conceito de justiça que esses torcedores levam em conta. justiça é criar treze chances e não fazer nenhuma? justiça é jogar bem um tempo só, ou só o jogo da volta, e então ser campeão? ou justiça, no futebol, é quem mete a bola pra dentro, independentemente das chances criadas? ou é quem arrebenta no primeiro jogo e joga com inteligência no segundo jogo para conquistar o título ou a vaga? ou ainda tem gente que realmente acredita que numa partida de futebol tem de existir justiça? pelo visto, há quem acredite nisto. assim como há quem acredite em papai noel, duende, manipulação da tv, e blá blá blá.
______
temos de reconhecer: o torcedor é o sujeito de imaginação mais à flor da pele que existe. e isso precisa ser louvado, enaltecido, lembrado a cada semana, a cada jogo de volta de um mata-mata, por exemplo...
_____
ítalo.

Nenhum comentário: