domingo, 9 de maio de 2010

a famigerada taça, ainda


aproveitando que flamengo e são paulo estreiam no campeonato brasileiro um contra o outro (viva a incompetência! os dois últimos campeões fazem a primeira rodada. envolvidos com a libertadores. com times mistos. oh, quanta emoção!). enfim, aproveitando o jogo entre os dois, nada como brincar com a esdrúxula situação da interminável taça das bolinhas, a maior prova da incompetêcia do futebol brasileiro.
_____
sugestão um: sincera: a um clube, a taça. ao outro, as bolinhas. a quem a taça e a quem as bolinhas? ora, par ou ímpar taí pra isso! palitinho... bola de gude... que tal disputas de pênalti entre os dirigentes? ricardo teixeira como árbitro!
______
a taça das bolinhas não deveria ser entregue para ninguém. ela deveria continuar guardada, vezemquando vindo à tona, para que não esqueçamos da bagunça que já foi – e que continua sendo – o futebol brasileiro. é, a taça das bolinhas, o símbolo da desorganização. o símbolo do que é dito e não é cumprido. mais ainda: o símbolo da falta de capacidade de confederação e clubes organizarem algo. ela não poderia ser entregue. ela deveria existir para sempre como uma mácula na história do nosso esporte.
________
o anúncio da cbf, de que irá entregá-la em breve ao são paulo comprova a politicagem envolvendo tal fato. a cbf não poderia dar a taça ao fla porque negaria o campeonato de 87 e iria contra sua posição nesses quase vinte anos. e não existe a possibilidade utópica de o sampa entregar a taça ao fla, pois, assim, complicaria ‘inda mais sua relação com a cbf pra copa. sem contar que o assunto veio à tona no momento em que ricardo teixeira tava em busca de aliados que apoiassem kleber leite para a presidência do clube dos 13. acontece que fla e sampa apoiavam o fábio koff, que venceu. ou seja, quem primeiro debandeasse pro lado da cbf, ela daria a taça. isto é o futebol brasileiro! por isso gostaria que a taça ficasse pra sempre à mostra na cbf, ou no museu do futebol, como monumento ao pastelão que é o futebol brasileiro.
________
já postei aqui no blog vários links de textos explicando essa bagunça toda. não vou aqui contá-la novamente. o link, aos interessados, é este.
_______
creio que fla e sampa são maiores do que esta taça. creio que ambos, num mundo ideal, deveriam abrir mão da taça. quem a recebesse, faria uma cópia e entregaria ao outro. são os dois merecedores. ou, quem a recebesse, devolveria à cbf e mandaria colocá-la onde bem entendesse. o flamengo não deixará de ser campeão de 87. zico não deixará de ser campeão em 87, nem bebeto ou renato gaúcho. assim como o são paulo não deixará de ser o primeiro hexa e tri-consecutivo. os dois são maiores, muito maiores, do que a bagunça instalada pela cbf (e corroborada pelos próprios dirigentes, isto é óbvio).
__________
torcedor nenhum de vasco, flu ou botafogo, por exemplo, reconhecerá a conquista do rival. isto é contra a lei da paixão clubística. estranho se fosse o contrário. torcedor nenhum do fla deixará de comemorar aquele título. isto é contra a lei do torcer. aliás, nós, torcedores, nada temos a ver com isto. somos simples marionetes à mercê daqueles que bagunçam o futebol que tanto gostamos de assistir. resta-nos esta taça e sua simbologia: a bagunça que até hoje não deixou de existir no futebol brasileiro.
______
resta-nos, aliás, tirar sarro de tanta pequenês.
_______
sugestão dois: faz um jogo entre fla x sp, aproveita e comemora os 60 anos do maracanã, e chama o presidente do “ixpó” pra entregar a taça de bolinhas pro vencedor.
_________
sugestão três: a convite dos leitores deste blog.
_______
ítalo.

Um comentário:

Francisco de Sousa Vieira Filho disse...

Sacanagem da grande, pra dizer menos... :/