sábado, 1 de maio de 2010

espaço do torcedor: colorado

busquei novamente um colorado e um gremista, para representar a final do gauchão deste ano. não consegui outro gremista que aceitasse meu convite em tempo hábil. mas consegui outro colorado. os torcedores das cores azul, preta e branca que me perdoem. mas a vantagem já é de vocês, de dois gols. quem precisa correr mesmo atrás do placar é o inter. então fica aqui um texto apaixonado do colorado tiago do nascimento.
_____
_____
O que determina o time que alguém torce? Família? Amigos? As vitórias do clube?
Se respondeu sim a essas perguntas tenho uma história bem interessante pra te contar.
Década de 1990. Os anos negros do Sport Club Internacional. Sob a direção de um dos piores dirigentes dos seus 100 anos de história o Inter amargava sempre as últimas posições nos campeonatos que disputava. Gauchão? Artigo raro. E o pior, seu maior rival conquistava vitórias e mais vitórias, ano a ano aumentava seu rol de títulos: gauchões, copa do Brasil, Barsileiro e até Libertadores da América.
Ainda assim um menino de 10 anos de idade (EU) precisava escolher um time pra torcer. E o escolhido? Inter. Aí vocês podem pensar que os amigos tem um dedo nisso. Errado. Estamos a mais de mil quilômetros do Rio Grande. Colorados inexistem. Gremistas, tem aos montes, afinal era o time da moda (torcedor modinha gremista? Jura??? rsrs). E a família? Primos gremistas, flamenguistas e corinthianos. Mas ainda assim, havia algo. Houve algo.
1997. 24 de agosto. O Inter de Fabiano Cachaça patrolou o Grêmio em pleno estádio Olímpico. 5 x 2. O garotinho que assistia junto com seus primos se encantou com a camisa vermelha. Eles ainda tentaram argumentar, mas não havia jeito. Definitivamente ele havia sido contagiado. Depois veio a busca pela história. Taffarel, Dunga, Falcão, Figueroa, Escurinho. Não tinha jeito. Esse era o time.
Os anos passaram, os títulos não vinham, mas a paixão crescia.
Em 2002 na última rodada do Brasileirão o risco da segunda divisão muito próximo, mas uma vitória sobre o Paysandu mantém o Inter na elite.
E aí vem 2003. Mudança na diretoria. Mudança no sistema de disputa. E mudança na mentalidade do time.
2005, um título brasileiro ROUBADO!
2006, um gauchão perdido pro Grêmio, mas uma América e um Mundo tingidos de vermelho no decorrer da temporada.
2006. Pagou tudo. Toda uma década de sofrimento. Como é bom recordar...
E agora 2010. Uma derrota no primeiro grenal da decisão. Um 2 x 0. Segundo jogo no Olímpinico...
Só vejo dois caminhos possíveis. E Qualquer um me agrada:
* Perdermos esse título pro rival, como em 2006; depois levantarmos a Libertadores e o Mundial.
* Repetirmos o GreNal do 5 x 2 e guardamos mais uma taça no armário.
Que os deuses da bola decidam, mas se for pra mais alguns garotos de 10 anos fazerem a escolha acertada já tenho a minha escolha...
_____
Tiago Carpes do Nascimento.
_ _ _ _ _
ítalo.

7 comentários:

Ensaios e Garatujas disse...

Me arrepiou esse texto. A gente só se fortalece nas horas difíceis, como agora. Perda de título à vista e risco grande de sair da Liberta. Mas tamos aí. O Inter sempre é maior.

cisnerospol disse...

O texto é bom, mais a história colorada é ainda mais emocionante. O bonito é a entrega da alma de um garoto ao Clube de Futebol, esse amor sem fronteiras e sem motivos. Coisa que se insere e ali vai habitar por toda a vida, trazendo alegrias, tristezas mais principalmente estufando um coração e o fazendo gritar...sou colorado e nada vai nos separar.

Caetano Lorenzetti disse...

muito bom o texto e a iniciativa do blog. Parabéns e sucesso.
A propósito, também tenho um blog e também sou colorado, dá uma passada la!
http://analisefc.blogspot.com/

Elisson disse...

opa ate q fo bunito seu texto... mas nao adianta xorar ja erra su time vai cair fora da libertadores e vai eprder o titulo do gauchao..nao e acomodaçao e a realidade...vlw

Tiago disse...

O que vale mais? O título ou a vitória?

Vencemos mais um grenal, perdemos o título, mas o foco é a Libertadores.

Vamo lá meu Inter!

Abraço Ita...

Tiago disse...

O que vale mais? O título ou a vitória?

Vencemos mais um grenal, perdemos o título, mas o foco é a Libertadores.

Vamo lá meu Inter!

Abraço Ita...

Rodrigo disse...

Eterno Vice!!!

Colorado novamente sem voto em 2010!!!