terça-feira, 4 de maio de 2010

chega domingo e não chega quarta à noite

acabei de me deparar, finalmente, com um texto lúcido de um torcedor apaixonado por futebol. tive sorte de conseguir alguns bons torcedores para escreverem neste espaço as paixões pelos seus times. mas tava difícil de continuar lendo as asneiras lançadas em tantos outros blogs internet afora. pois encontrei. uma letra muito bem mandada aqui, no blog da mesa, pelo corinthiano leonardo rosseti. vale a leitura!
______
lá ele descreve o medo dele pelo jogo de amanhã à noite. o medo do corinthians continuar se enrolando nas próprias pernas. o medo de uma disputa de pênaltis contra o bruno. e de cá eu descrevo os meus medos, o medo de um rápido jorge henrique entortar um devagar angelim. o medo da bola parada precisa do chicão, ou da patada do roberto carlos. o medo do lampejo do gordo.
_____
por outro lado, a confiança. a confiança no raçudo vágner love. a confiança no frio e matador adriano. a confiança nos laterais. a confiança na defesa e na genialidade do gringo pet.
______
ser torcedor é algo que foge aos padrões da normalidade. torcedor chuta tudo pro alto pelo seu time. bobear larga a esposa ou marido no altar em dia de jogo. torcedor quer sabe de viver em intensidade noventa minutos de um jogo. quem dera isso! quer viver e sofrer por antecipação. quer continuar vivendo, e sofrendo, pós jogo, seja vencendo, seja perdendo. torcedor não pensa. vive sem pensar. talvez seja este o mal, ao mesmo tempo em que é a beleza. é o amor puro. é a lágrima por uma defesa ou um gol. por uma bola que não entrou. por um chute torto que desviou e morreu lá dentro do seu gol. essa paixão que cega. que cega pela lágrima da vitória ou da derrota. mas que cega pela violência, pelo ódio e pela inveja ao rival.
___
tenho rotina cheia nesta quarta-feira. trabalho e estudo. leituras e escritos. atendimentos e alimentações. mas não me será suficiente para me acalmar. e não será uma noite qualquer de sono, nem esta, nem a próxima. torcedor não quer saber se o time ganhou ou perdeu. quer dizer. quer saber, acompanha e tudo o mais, porém, não deixará de estar à frente da tv, do rádio, da internet ou no estádio mesmo no jogo seguinte, cantando apaixonadamente, sob chuva ou sol, sozinho ou em meio a uma multidão.
___
é só um jogo. o mundo não acaba na madrugada de quarta para quinta. mas quase.
_____
corinthians 2x3 flamengo. dentinho e chicão. vágner love e adriano e léo moura.
_____
que assim seja.
____
ítalo.

3 comentários:

Monica Saraiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A Moni. disse...

Acho que tu não tens sangue. Corre Flamengo nas tuas veias...
E isso é muito bonito de ver...
"Que bonito é..."

Além de sorte amanhã, te desejo um dia tão cheio que passe muito rápido, pro festejo da noite!

Beijos!

Paulo Rogério disse...

Ítalo, grato pela hospitalidade!
Faz tempo que deixei de ser tão ansioso por futebol - sempre tentando evitar seu natural contágio - e é bom revisitá-lo através de crônicas bem articuladas de seu blog.
Tomara que chegue logo mesmo essa quarta feira! E que a melhor tática aproveite ao melhor torcedor!
Abraço!