quarta-feira, 14 de abril de 2010

passional

o torcedor de futebol é dos sujeitos mais passionais que existem. talvez duele, nesse quesito, com os fervorosos adeptos de religiões. sujeitos que sucumbem à paixão sem nenhum esforço. sujeitos que cegam devido a esta paixão. que surdam. e, contraditoriamente, que falam pelos cotovelos.
_______
gosto muito de ler sobre futebol. vivo fuçando sites e blogs e afins, diariamente, lendo não só as notícias, mas os textos de opinião dos sujeitos chamados de comentaristas esportivos. por alguns nutro uma admiração maior que a outros, natural. mas nem por isso deixo de ler o máximo que consigo.
_____
mas, gente, tem que ter um saco do tamanho do mundo para se expor tanto assim falando de futebol.
______
faço um convite aos que leem estas linhas, de fuçarem não os textos de comentaristas em sites como da espn e da globo.com, por exemplo, e de outros blogs futebolísticos espalhados por aí, mas sim as caixas de comentários de cada texto. é uma afronta ao ser humano aquilo lá.
____
a internet possibilita isto, não é? a anonimidade. o sujeito pode falar o que quiser, da maneira como quiser, que nem aí, estará sempre seguro em sua covardia. e ainda tem gente que acha o máximo isto, ofender, insultar, e se esconder.
______
eu não consigo ler mais do que uma página de comentários. é ofensa demais. é acusação demais. os jornalistas tornam-se para-raios. a culpa do mau desempenho do time é, pasmem, dos jornalistas, porque o cara simplesmente deu a opinião dele.
______
pior ainda é se entrarmos nos blogs específicos de times. vasculhei o blog do flamengo, como sempre. choveu acusação de tudo quanto é tipo, em função do erro de arbitragem no clássico contra o vasco, como se a culpa pelo vacilo fosse dos torcedores do fla. vasculhei, então, o blog do vasco, pois lá não faltaram xingamentos de torcedores do flamengo que ficaram ofendidinhos com a chateação vascaína pela derrota.
_______
sem brincadeira, estes espaços são verdadeiros antros. o retrato mais fiel do que é o torcedor de futebol. um zé ninguém que enxerga somente o seu time, que não aceita nenhuma opinião contrária à sua, que molda os fatos ao seu bel-prazer. ou seja, que acha que o mundo gira ao redor do seu time. e que ninguém ouse dizer a ele o contrário!
____
e é nisto que reside a impossibilidade de se obter algum diálogo sensato entre torcedores de times diferentes. ninguém mais respeita a história dos times. torcer para um time contrário ao seu é motivo simples para o outro ser menos do que eu, e, mais ainda, para que eu não precise respeitar este outro, muito menos seu time, então que tenho todo o direito de insultá-lo, de abrir os olhos dele para que passe a torcer corretamente.
______
gosto da zoação. faz parte do esporte. sou da opinião de que "quem ganha, comemora. quem perde, silencia e aguenta". mas sem ofensas, sem insultos, sem chegar ao ponto de desprezar toda a história construída por um time, e tão bem valorizada por cada torcedor desse time.
______
enfim. o futebol é só uma fotografia a mais disso a que chamados desrespeito.
_______
ítalo.

2 comentários:

Tiago disse...

Nunca mais vou ler teu blog.

Descobri que vc é flamenguista!


hahahahaha....
Futebol tem dessas coisas...

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта rabiscosfutebolisticos.blogspot.com