quinta-feira, 8 de abril de 2010

o que interessa?


lenine, músico que muito admiro, tem uma letra que diz assim:
_____
"Daqui desse momento
Do meu olhar pra fora
O mundo é só miragem
A sombra do futuro
A sobra do passado
Assombram a paisagem.
Quem vai virar o jogo
E transformar a perda
Em nossa recompensa
Quando eu olhar pro lado
Eu quero estar cercado
Só de quem me interessa.
Às vezes é um instante
A tarde faz silêncio
O vento sopra a meu favor
Às vezes eu pressinto e é como uma saudade
De um tempo que ainda não passou
Me traz o seu sossego
Atrasa o meu relógio
Acalma a minha pressa
Me dá sua palavra
Sussurra em meu ouvido
Só o que me interessa.
A lógica do vento
O caos do pensamento
A paz na solidão
A órbita do tempo
A pausa do retrato
A voz da intuição
A curva do universo
A fórmula do acaso
O alcance da promessa
O salto do desejo
O agora e o infinito
Só o que me interessa".
______

flamengo e universidade do chile (laU) empataram, hoje, por 2x2, no maracanã, em jogo válido pela quarta rodada do grupo 8 da libertadores da américa.
__
a pergunta que fica é: tá, e daí?
___
devemos, então, voltar à letra do lenine e nos perguntarmos: o que realmente interessa?
_____
não pude acompanhar o jogo. tava em aula, cá em floripa. havia combinado com meu pai dele me manter informado, via mensagem de celular, dos gols e do resultado. e foi o que ele fez. mas eu confesso que esperava receber uma mensagem dele, às 16h, informando do cancelamento do jogo bem em cima da hora.
_____
não foi o que aconteceu.
____
minha indignação não era pela possibilidade do fla perder, empatar ou ganhar. perde-se, ganha-se e empata-se a qualquer dia da semana, independentemente de jogador "a" ou "b" estar em campo. o futebol, felizmente, não é uma ciência exata.
___
minha indignação era do que mais interessava: a desolação e a falta de rumo de milhões de pessoas, ou um simples jogo de futebol?
____
maior indignação ainda: o prefeito da cidade do rio de janeiro, assim como o governador do estado do rio de janeiro, passaram quase que um dia inteiro em função da realização, ou não, de um jogo de futebol. da porcaria de um jogo de futebol. sim, porque perante tamanha desgraça, um jogo de futebol é um nada. 
___
é uma afronta um jogo como este ter acontecido. é um desrespeito ao ser humano. enquanto morros continuam vir abaixo no estado do rio, um jogo de futebol acontece. pasmem!
___
por que isso? interessava a quem isso?  ao time chileno, que tem jogo sábado no seu país? ao flamengo, que tem jogo domingo por um campeonato ridículo chamado estadual? à conmebol, por conta do seu calendário anual de futebol? à cbf, para provar que a cidade tem condições de receber copa, olimpíadas e o escambau? à prefeitura, para mostrar ao mundo que a vida segue normalmente, que a cidade não parou como parece? a quem interessa um jogo de futebol enquanto uma cidade vive um caos capaz de fazê-la parar por dois ou mais dias?
___
volto ao lenine: "o mundo é só miragem", mesmo. "quem vai virar o jogo / e transforma a perda / em nossa recompensa". quantas perdas! e recompensa para quem, nesse caso? alguém é capaz de sair ganhando com essa situação? "quando eu olhar pro lado / eu quero estar cercado / só do que me interessa". parece que é assim mesmo.
______
"às vezes eu pressinto e é como uma saudade / de um tempo que ainda não passou". 
___
resta-nos uma esperança em algo. não sei no que, não sei donde ela vem. mas é o que resta-nos. pois hoje uma simples partida de futebol recebeu maior importância do que a morte de quase duzentas pessoas. 
_____
só o que me interessa. é o que nos resta.
___
ítalo.

2 comentários:

Tiago disse...

bela música.
Belo post.

De fato há quase uma desconsideração de quem quer que mande nessa coisa toda...

"tanta gente morrendo e um jogo de futebol acontecendo"...

Alienação total... Ópio total...

Franccesco disse...

Concordo!!!!