quarta-feira, 7 de abril de 2010

messiânico

~

messi.
______
ponto.
______
o que o guri fez hoje deixou todo o mundo de boca aberta.
____
e o detalhe é que não foi só hoje. há três anos esse piá de apenas 22 anos vêm encantando o mundo com sua precisão em decidir os jogos.
______
messi foi eleito, ano passado, o melhor jogador do mundo, com certa justiça. e será eleito novamente este ano, com mais justiça ainda.
_____
messi jogando no time atual do santos seria um encanto.
______
brincadeiras à parte, ninguém é capaz, hoje, de parar o "homi".
___
é argentino. e daí? ainda tem gente que desmerece jogadores só por serem argentinos? não duvido nenhum pouco...
______
sou tão relax para essa coisa de torcer pra seleção, que pouco me importa se o baixinho aí acabar com o mundial e a argentina for campeã.
_____
torço para o futebol, e torcer para o futebol é torcer para o messi, hoje. é reverenciar o poder de decisão dele.
______
messi não enfeita à toa. messi joga pra frente. messi não fica na ponta do campo tocando a bola de lado. ele vai pra dentro - vejam bem, pra dentro - dos marcadores. ele sabe driblar como um maradona. ele será, sim, maior que maradona daqui uns anos. mas, para isso, precisará desequilibrar numa copa do mundo. e eu torço para que isso aconteça.
______
porque o futebol merece gênios da bola como este. alguém que faça quatro gols num jogo, mas que isso seja só um algo a mais em sua carreira. porque ele já acabou com tantos outros jogos. e acabará com quantos mais ainda?
___
isto não é babar ovo para os estrangeiros, não. isto é reverenciar quem sabe o que fazer com a bola no pé. isso é enaltecer o jogador de futebol. é isto que nos leva, ainda, a acompanhar tão assiduamente este esporte. é o surgimento de gênios como este. que ainda tem muito, mas muito mais para mostrar ao mundo todo.
____
por que não reverencio ronaldinho gaúcho, robinho, neymar ou kaká? reverencio-os, sim. ronaldinho gaúcho, pelos três ou quatro anos em que acabou com o jogo. só. hoje é uma chama se apagando totalmente na beira de um campo. kaká é tão gênio quanto messi. e ainda precisa, também, ganhar um mundial atuando. mas, hoje, não atravessa boa fase. neymar é bebê ainda. tem tudo para brilhar, mas precisa fazer diferente de robinho, por exemplo, que não deu conta de fazer bonito na europa, que ficou no limbo.
____
messi, repito, tem só 22 anos. se não decair como decaiu ronaldinho gaúcho, será um dos maiores do mundo, sim. e tem tudo para isso. porque nesse jogador argentino não cabe a deselegante soberba do jogador brasileiro.
____
messi joga pelo prazer de jogar. e nós o reverenciamos pelo prazer de assisti-lo.
____
p.s.: o victor da rosa escreve um poema que era sobre o messi, e ficou outra coisa, como disse ele. vale conferir. taqui, ó.
___
ítalo.

2 comentários:

Francisco de Sousa Vieira Filho disse...

Ainda me impressiona o fato de ele não render na seleção tanto quanto o faz no clube... pressão?! - acho que sim...

Valdir Appel disse...

Italo,
Assino embaixo. Tive a oportunidade de ver em ação todos os gênios do futebol arte, e este menino é uma obra prima.
Poderias enviar um e-mail com o teu fone, para que eu possa ligar e falar sobre o livro do teu avô?
appelval@terra.com.br