quinta-feira, 22 de abril de 2010

a fazer contas: bem feito!

o flamengo não vem jogando bem. parece-me que há, ali, uma falta de vontade latente no grupo. um racha total. o "tromba" perdeu a mão no controle do grupo. o que levou esse quase-mesmo-time ao título nacional no ano passado não foi a competência do andrade como estrategista e treinador, mas sim a competência em unir um grupo estraçalhado, em motivar os jogadores, em fazer o grupo jogar por jogar, com muito mais vontade e superação do que com detalhes técnicos e táticos. foi o mesmo que fez o cuca com o flu na fuga do rebaixamento. foi o mesmo que fez o joel santana este ano com o botafogo, levando o clube ao título estadual por antecipação.
______
o flamengo este ano é um bando em campo. e nos bastidores é uma bomba explodindo a cada três dias. consequência? uma possível eliminação já na primeira fase da taça libertadores, a tal competição mais importante do primeiro semestre. a mim, como torcedor, fica um pouco de frustração, caso a classificação de fato não ocorra. frustração porque o time não tem me feito feliz, oras. passo mais raiva do que me alegro durante os jogos. e isso torna minha frustraçaõ pequena, pois penso que é bom mesmo que não se classifique, uma vez que não fez por onde merecer isto. fico frustrado mesmo, triste pra caramba, quando o time corresponde à beça e não alcança os resultados, fato ocorrido em outros jogos em outros anos, não agora.
_____
hoje, quinta-feira, fecha-se a primeira rodada dessa libertadores-diferente. fosse com o regulamento normal, o fla estaria classificado. porém, em virtude da gripe h1n1 que causou todo um pânico mundial no ano passado (no começo, principalmente no méxico), dois times mexicanos, por não poderem ter disputado as oitavas da competição no ano passado, em virtude do surto de gripe e do perigo aos torcedores e aos jogadores, já estão classificados para esta fase da competição deste ano. sendo assim, somente os seis melhores segundos colocados de cada grupo passarão às oitavas deste ano.
________
dos brasileiros, o corinthians tá garantidaço, com possibilidades, até, de ser o melhor primeiro colocado (o que levará o coringão a quebrar a sina de há muitos anos um primeiro colocado na primeira fase não conquistar o título). o são paulo confirmou hoje sua classificação, com uma vitória bem ao estilo são paulo, 1x0. o cruzeiro se classificou em segundo, tendo o vélez como primeiro colocado no seu grupo. o fla depende de alguns resultados ainda. e o inter depende apenas de si, jogando em casa, hoje.
____
a situação está assim, para o inter: vencendo, classifica-se. empatando, pode até se classificar, desde que o cerro (uru), do seu grupo, não faça três ou mais gols de diferença no emelec, ou desde que o racing (uru) não faça quatro gols de diferença no cerro (par). com o empate, ainda, o inter automaticamente elimina o fla, mas não se garante. ou seja, poderíamos ter um brasileiro dependendo de outro, ou um brasileiro ferrando o outro, mas o risco para o inter é grande de jogar pelo empate. e acho que não jogará, não. arriscado demais. com a derrota, o inter tá eliminado e ponto.
_______
e, para o fla (bem feito mesmo!), resta torcer para que: o jogo do inter não fique empatado; o cerro (uru) não faça três ou mais gols de diferença no emelec; e o racing (uru) não faça quatro ou mais gols de diferença no cerro (par). vai chover gozação de times rivais, óbvio. mais importante do que meu time vencer, é o rival perder. e inda tem gente que acha legal jogar a copa do brasil e tirar sarro de quem tá na liberta. tem gosto pra tudo mesmo.
________
já vi tanta coisa no futebol que amanhã, ao término desses jogos todos, se o fla estiver classificado, não me será espantoso, não. assim como não será se estiver eliminado, ou se o inter não fizer o dever de casa. a imprevisibilidade do futebol é o que mais me atrai neste esporte. é o que move o torcedor a essa paixão toda: a certeza de que nem tudo o que parece ser, de fato é.
______
ítalo.

2 comentários:

Rubens da Cunha disse...

mesmo eu nao gostando de futebol, estes teus textos estão tão bem escritos que posso até mudar de ideia :))
abraços

Léo Santos disse...

É... o caso do Flamengo é complicado! Creio que isso se deva muito ao fato de que suas maiores estrelas aparecem mais nas páginas de fofoca e até mesmo policiais que no caderno de esportes! Sem contar que eu acho que o Grêmio deu mole pra que o inter não fosse campeão brasileiro ano passado! Tenho um pressentimento de que o meu time não quis ganhar aquele jogo...

Um abraço!