sábado, 10 de abril de 2010

estaduais: alguns clássicos e outras nabas

zico deu uma entrevista, dias atrás, batendo na tecla de que o campeonato carioca deve ter no máximo dez times, senão fica essa coisa chata e sem público como a edição deste ano. e isto deve ser pensado em todos os campeonatos estaduais envolvendo times grande da primeira divisão.
querem exemplos?
_______
no campeonato gaúcho jogam oito times em cada grupo. são dois grupos. portanto, dezesseis times. dos oito de cada grupo, passam quatro. imaginem! quatro. a metade. no campeonato mineiro foram também dezesseis times, nos quais oito se classificavam para as quartas-de-finais.
_____
gente, campeonato estadual com quartas-de-finais é o fim do mundo! pior ainda: no campeonato mineiro há jogos de ida e volta.
_____
onde eu quero chegar com isso? simples: o campeonato estadual é feito para avacalhar com os times pequenos. dizem que campeonatos assim inchados dão oportunidades aos times pequenos. mentira. metem tanto pequeno assim só por politicagem, pra apadrinhar dirigentes e afins. porque, na prática, tudo conspira a favor da classificação dos times grandes para a grande final.
___
ora, se for pra ter final com clássico, então mete os pequenos pra se matar no começo do ano, e faz os grandes entrarem na reta final só.
___
no gaúchão, o grêmio conseguiu ser eliminado nas quartas-de-finais, em jogo único, contra o pelotas. coisa que o inter já fizera no primeiro turno, nas semifinais, contra o novo hamburgo. este inter que passou pelo mesmo novo hamburgo nas quartas-de-finais do returno nos pênaltis. agora, é o inter contra três pequenos. se o colorado não pisar na bola, dá grenal na final. coisa mais óbvia. ______
em minas, cruzeiro e atlético-mg estão na semifinal, contra dois times pequenos. qual será a lógica? e se der zebra, qual será a graça?
____
em são paulo, depois de dezenove rodadas ridículas, chegamos às semifinais. dos próximos seis jogos do paulistão, só dois valerão algo. os dois san-são. de resto, pequenoxpequeno e final grande x pequeno é mais chato que amistoso da seleção brasileira. bem feito pra super-organização do "campeonato mais disputado do país", e mais chato também.
______
no rio, o vasco conseguiu perder três seguidas (um clássico e duas para times pequenos) e ainda assim se classificar. ora, é ou não é pra ajudar o time grande uma fórmula dessas? muito obviamente, estão os quatro grandes nas semifinais do returno. ao menos serão jogos menos chatos que os da fase classificatória.
_______
dizem que os estaduais são o charme do calendário por sua tradição, pelos clássicos, pela emoção presente neles. que emoção, cara pálida?! emoção só na final? então que façam um campeonato super rápido, um mês, pá e bola, pronto. perdeu duas, tá fora. dançou. aí sim teríamos emoção e casa cheia.
______
mas é isto. organização do futebol brasileiro é isto. e ainda há quem leve a sério as federações que organizam essas nabas.
______
p.s.: amanhã, dia de fla x vasco, inauguro aqui no blog um espaço destinado aos torcedores de outros times. a ideia é expor aqui ideias em outras cores futebolísticas, de outras paixões. começa amanhã, com um texto do vascaíno luiz guilherme, sobre o jogo entre os dois cariocas. à medida que outros clássicos, entre outros times, foram acontecendo, vou convidando outros torcedores para soltarem uma letra aqui.
_____
ítalo.

Um comentário:

Ensaios & Garatujas disse...

Praticamente inúteis, os campeonatos estaduais. Só enfraquece os times grandes. Vide o campeonato paranaense, com dois de grande porte, que só vem enfraquecendo. uma das razões é esse péssimo começo de temporada, que dá pouco dinheiro, pouca visibilidade e afunda cada vez mais.