quinta-feira, 29 de abril de 2010

em defesa da defesa

a inter de milão eliminou o poderoso e encantador futebol do barcelona. a solidez italiana barrou a magia espanhola. e o mundo tremeu diante disso. e uma renca de torcedores se revoltou contra isso: "um absurdo! injusto! isso é anti-futebol!" e blás blás blás.
____
há quem acredite que o futebol deva ser jogado com onze meio campistas habilidosíssimos. há quem acredite que com quatro atacantes um time vencerá sempre. há quem acredite que o futebol é feito de justiças e merecimentos...
____
no placar agregado, 3 para a inter, 2 para o barça. pronto. está feita a tal justiça, para quem a procura. 
_____
saber jogar se defendendo deve ser tão enaltecido quanto saber jogar atacando. em milão, a inter soube atacar o barça, meteu três, tomou só um, e foi pra espanha com um jogo bem definido: não levar dois gols. precisava fazer gol? não. então.
___
se o futebol jogado pelo barça encanta, a defesa armada pelo mourtinho deveria encantar também. ele simplesmente conseguiu parar o super timaço melhor do mundo. isso é mérito pra caramba. a inter não se defendeu ao acaso, não, e sim conscientemente. 
___
o botafogo venceu merecidamente o campeonato estadual assim. sabendo de seus limites. dava pra jogar atacando o tempo todo? não. então, vamos tratar de nos defender bem, e de explorar nossos pontos fortes, inda mais contando com os vacilos dos adversários. pronto. campeão. injusto? nem pensar. futebol não é feito de justiça moral, não. a única justiça é a de quem faz mais gols e sai vencedor. simples.
__________
o flamengo, ontem, quando ficou com um a menos, deixou claro que primeiro iria se defender, depois iria atacar. o corinthians aceitou esse jogo. e o flamengo foi muito superior ao corinthians, porque soube neutralizar praticamente todas as jogadas alvinegras. não deixou o corinthians chegar com perigo. cercou sua própria área, defendeu-se muito bem, e explorou bem os contra-ataques. venceu por um, como esteve perto de vencer por mais. 
___
isso é anti-futebol ? nem aqui, nem na conchinchina.  isso sim é futebol. é saber como jogar. é jogar organizadamente, e não ao acaso, correndo feito louco o campo todo. jogador inteligente é aquele que faz a bola correr, não ele bobo ficar correndo atrás da bola. treinador inteligente é aquele que sabe fazer a leitura de cada jogo de modo diferente. há jogos em que você deve partir pra cima. há jogos em que você deve se defender. há jogos em que você deve fazer as duas coisas em tão pouco tempo. 
_______
pra quem espera do futebol uma atacar constante, ininterrupto, atabalhoado, eu sugiro um belíssimo de um jogo de futebol de botão, onde você escalaria, então, seu time com os onze jogadores no campo de ataque, e veria o que iria acontecer. mas que não se esquece da tal da justiça no futebol...
_______
ítalo.

Nenhum comentário: