domingo, 11 de abril de 2010

abrindo espaço: vascaíno

proponho novos escritos aqui no blog.
convido torcedores de outros times a escreverem textos pré e pós-jogos. ou quaisquer outros textos sobre futebol.
convidei o luiz guilherme (twitter dele) para que escrevesse como um vascaíno que é sobre o fla x vas deste domingo. e ele topou, e mandou texto mó legal. texto de torcedor mesmo. apaixonado mas também dotado de razão e respeito. é por aí.
o espaço será aberto a outros, esta a ideia. convidarei torcedores de outros times não só em jogos contra o fla. e àqueles que tiverem algo a mandar para cá, tá ótimo, com prazer faremos o compartilhamento de palavras e dizeres.
porque o futebol merece isso. a gozação tradicional, o respeito de sempre, e a oportunidade de pensarmos com outros olhos, já que jamais deixaremos de torcer apaixonadamente por nossos times.
sintam-se todos à vontade a comentar a ideia, pitacar o texto do luiz. vascaínos, flamenguistas, outros times.
_ _ _ _ _
Novo clássico dos milhões
______
Por Luiz Guilherme, vascaíno desde criança
_______
Vasco e Flamengo, o famoso Clássico dos Milhões. Aqui em Manaus, dia de jogo entre os maiores rivais do futebol carioca é motivo de festa e mobilização. A movimentação de carros enfeitados com bandeiras, rubro-negras ou cruzmaltinas, começa cedo, e as provocações também. E quando o jogo termina, os torcedores do time vencedor promovem uma carreata pelas principais ruas da capital amazonense. Já é uma tradição.
_____
Pode parecer estranho para os amantes do futebol de outros estados, mas Vasco e Flamengo são dois dos times mais populares aqui na cidade (sem contar os clubes paulistas), aliás, arrisco-me a dizer que são as duas maiores torcidas, maiores até que a torcida dos clubes locais. O porquê é uma longa história.
_____
A partida vale vaga para a final da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Para o Vasco, vencer o Flamengo hoje, às 15h (horário de Manaus), é muito mais que quebrar um jejum incômodo de uma série de jogos decisivos perdidos para o seu maior rival, é ter novamente a chance de estar perto de levantar uma taça do Carioca, o que não acontece desde 2003. Esse jejum de títulos (o da série B foi mais que obrigação) há muito tempo incomoda o torcedor vascaíno. Uma vitória, hoje, vale também para levantar a moral do torcedor, que anda desconfiado com o time desde a derrota para o Botafogo na final da Taça Guanabara.
_____
Aquela derrota foi um duro golpe. Tanto que o Vasco jogou muito mal seus jogos posteriores, o que deixou a torcida muito irritada, com razão. Tanto que muitos vascaínos já estavam “jogando a toalha”, falando pro time se concentrar na Copa do Brasil e tudo mais. Contudo, eis que após uma bonita vitória em cima do Fluminense, o jogo virou a nosso favor. Como disse o flamenguista Ítalo, no Twitter, nada como um clássico para reerguer um time. Tem razão. E, enfim, o Vasco conseguiu uma vaga para essa semifinal. Claro, a desconfiança do torcedor ainda persiste, e nada como uma vitória num jogo decisivo em cima do maior rival para devolver aquela confiança que a torcida tinha no time no começo do campeonato.
_______
É claro, o time tem suas limitações, sim, porém, partindo do princípio de que em clássico não há favoritos, que tudo pode acontecer, e também pelo fato do Flamengo ter triunfado em jogos passados em que o Vasco tinha uma equipe melhor e era favorito, o torcedor tem sim motivos para torcer pelo time cada minuto e de, por que não, tirar sarro daquele seu colega, primo, cunhado, tio ou sogro flamenguista. Clássico é clássico. Cada jogo é uma disputa diferente. O que passou, passou. Não dá pra ficar se apegando a resultados passados. E o jogo de hoje promete ser um jogo muito disputado e de muitas emoções, o que já é uma marca do Clássico dos Milhões, o de maior rivalidade do futebol brasileiro.
_____
Vascaínos, peguem suas bandeiras, vistam suas camisas e, antes do jogo, tire um sarro do flamenguista gabola (*) mais próximo de você. E em caso de vitória, procure-o e torture-o com mais sarros. Agora, é claro, torça em paz. O espetáculo tem que ser bonito, tanto no palco (Maracanã) quanto no bar ou em casa reunido com os amigos, aliás, o espetáculo será mais bonito ainda com a vitória do Vasco. Dá-lhe Vascão!
_______
*Sujeito que gosta de contar vantagem, exagerar no que diz.
_ _ _ _ _
e aí urubuzada, será que a turma do vice leva essa?
e outra coisa: "há coisas que só acontecem ao botafogo". rsrs. adorei a vitória deles hoje. o flu sentiu o que nós, fla e vas, sentimos no primeiro turno. o botafogo é capaz de coisas que o próprio botafogo desconhece. e que fique claro que isto não é tiração de sarro. é parabenizar mais uma vitória importante do time. que surpreende a todos, em todos os sentidos.
____
ítalo.

8 comentários:

Ensaios e Garatujas disse...

Muito legal abrir esse espaço Ítalo.
Agora, quanto ao jogo... A parada será duríssima hein? Não arrisco um vencedor.
Infwlizmente não acompanharei esse jogo, tentarei zicar ao máximo o jec contra o Figueirense.
Abraço!

Seu Fox disse...

Felicicima ideia!

Problema é que Curt e eu ficaremos chupando dede pois já estamos representado - muito bem represendados, diga-se de passagem - pelo Criador... do blog, é claro.

Curt Nees, pensador e, nas horas vagas, publicitário. disse...

O rio alaga... DE NOVO???
Não. Pelo amor a Deus, não.
Segurem a choradeira, meus caros vascaínos.
O solo carioca ainda está muito encharcado.
Outra coisa: foi só 2 x 1. Nada d+!!!
Um abraço e saudações RUBRO-NEGRAS!!!
Curt

--
Fui!!!... sem o médico saber, tomar uma! Psiu!!!

Léo Santos disse...

Nesse caso torço pelo Flamengo! Não sou muito do Vasco! Mas, na verdade, pra mim tanto faz, permaneço neutro!

Idéia legal a tua Bixo! Se precisar tu já sabe né: Sou Gremista pra caramba!

Um abraço!

Cássio Amaral disse...

meu irmao vem aqui em casa em barra velha. ou vou ai pra prosearmos.

grande abraço e muita luz.

Wilson Torres Nanini disse...

Ítalo,

muito interessante vc lançar possível interação. Realmente, o futebol merece o melhor de nós, como arte que é, à pena de poetas Messis, Adrianos, Robinhos e segue relação restrita. As discussões entusiastas, próprias dessa forma artísticas, são sempre sem iguais. Abrindo esse seu espaço, vc autoriza cataclismos!

Forte abraço!

Robson disse...

Tupi x Guarani ( grande clássico carioca)



Amanda castigou o Rio
Um baquara disse
Cari não aprende
Damacuri não quer saber disto
Eçaí quer ver
Eu goitacá vou ser
Iandê sabe o que falo?
Jacamim manda uma estrela guia
Karioka desmorona!
Lauré voou
Balança o maracá no despacho
Falo nhe dos de antes
Oca não cai
Homem branco fez puca pra si
Quecé não corta
Rezem pra Rudá
Sawi pulou de galho em galho
O Rio tiba
Ubá agora é carro
Vapixana vai ajudar
Pularam do morro que nem uma wa'riwa
Xuatê picou
Faz yamí

Postado por Robson

Deni Maciel disse...

Olá,
vi seu blog num outro blog.
e vim conhecer
gostei ..ocmentei e voltarei
muahahahaaa..


desejo-t uma ótima terça
e me diz uma coisa.
pq a lotofácil só é dificil pra mim ??...
¬¬

e feliz dia do beijo [aonde nao ssei..mas]]

abraçoo