terça-feira, 27 de abril de 2010

abrindo espaço: timão eô, timão eô

no dia em que o datafolha divulgou uma pesquisa mostrando que a torcida do corinthians quase se iguala a do flamengo no país, nada melhor do que vir ao blog um texto de um fanático corinthiano. inda mais que amanhã, quarta-feira, é dia do primeiro dos dois jogos históricos entre as duas maiores torcidas do país pela libertadores.
___
tem gente que se esquenta com essa picuinha da maior torcida. tem gente que leva super a sério os dados da pesquisa. não entendo esse tipo de gente. há notório que há uma penca de flamenguistas e corinthians a cada metro quadrado no país todo. pronto. quem tem mais ou menos, isso é impreciso. há uma tal de margem percentual de dois porcentos, o que, então, caracterizaria o empate técnico entre as duas torcidas. mas também poderia levar a do flamengo a uma maioria. inutilidades. duas grandiosíssimas torcidas, que dentro de campo, como tantas outras pelo país, dão show. pronto.
____
amanhã eu escrevo sobre o jogo, a expectativa, essa coisa toda. amanhã, não. semana que vem. pra esse jogo de ida, mesmo sendo no maraca, fica o divertidíssimo texto do joão luís chiodini.
_ _ _ _ _

"Não tenho como começar o texto sem falar um pouco sobre essa paixão.
______
Quando eu passo pela minha bandeira do coringão, não tem como não me orgulhar e esboçar um largo sorriso, devido aos resultados da Libertadores. Eu penso: "Cara, ainda bem que existe o Corinthians".
_____
Deixando a paixão de lado e falando de maneira racional, o Corinthians está - simplesmente - colhendo o que plantou. Não existe um corinthiano no mundo que não esteja 100% na Libertadores, esse é o objetivo da equipe, da administração e o sonho dos torcedores. Nós queremos essa taça e faremos por merecer. Completar o centenário com esse título será perfeito.
_______
Estamos vindo de uma ótima campanha e, esse resultado é positivo para a equipe, é um grau a mais para entrar em campo com segurança, objetividade e determinação.
______
Por outro lado, o Flamengo, vindo de uma campanha onde dependeu de outros resultados para a classificação, pode ser uma mina terrestre, uma supresa para o timão. Como o Ítalo falou, é guerra, batalha campal e o timão tem que fazer a lição de casa, saber onde está pisando, com a mudança de técnico, certamente o Flamengo virá para o jogo com um fôlego renovado. Toda a positividade da nossa campanha tem que ser uma energia extra e fazer o Corinthians jogar o melhor futebol de toda a sua existência. Como ouvi em muitas rodas de botecos essa semana, muitas pessoas garantem que o Flamengo é o adversário nacional mais difícil que o timão vai pegar.
______
Temos a vantagem de decidir em casa, porém, não podemos deixar os donos da casa à vontade. Concordo com os dizeres do Mano: "Quem errar menos, leva". A equipe tem que estar bem centrada para não errar no feijão com arroz.
_______
Largando dessa conversa técnica sobre o confronto, temos que admitir que a partida será um grande clássico. Cada jogador, cada torcedor enfrentará, não apenas uma vaga, mas cada um tem uma história particular. No meu caso, meu vizinho de cima. Eu não tenho absolutamente nada contra os flamenguistas - exceto ele - o vizinho de cima. Odeio ouví-lo pulando sobre minha cabeça a cada gol do Flamengo. Cada vez que o Flamengo joga, eu fico na sala, olhando para o teto, imaginando o que essa cara faz, para criar tanto barulho. Quando entro no elevador junto dele, fico olhando aquele um metro e meio de gente e tento decifrar o segredo do bigodinho de meia idade.
________
Para mim, aquilo foi sempre algo intrigante, até descobrir que, no apartamento dele, parece que funciona a sede da AFMP – Associação dos Flamenguistas do Meu Prédio. Certo dia, quando o barulho estava passando dos limites, resolvi subir e reclamar com ele. Quando o vizinho abriu a porta, juro que achei que seu sofá havia sido substituído por uma arquibancada de três ou quatro níveis. Era uma porção de gente aglomerada de um jeito que até a física duvida. 
______
Quando o jogo terminar (com a vitória do Corinthians, lógico), meu ouvidos se alegrarão ao ouvir o silêncio do apartamento de cima. E digo mais, terei um prazer quase que sexual em gritar e cornetear na sacada dele. Já ta tudo no esquema, comprei duas buzinas à gás, duas dúzias de rojões e já estendi a bandeira da fiel na sacada, para ele saber de onde vem a comemoração. A vitória, com esse gostinho de vingança vai ser melhor ainda.
_____
E o melhor de tudo? Serão dois jogos".
_ _ _ _ _
ítalo.

4 comentários:

Eraldo Paulino disse...

É como o Kajuru costumava comentar mesmo: todo corintiano é um pouco doente por seu time.

Admiro a torcida do Timão, mas acho que essa pesquisa é um tanto furada...

Pelo menos em quantidade, nem uma torcida supera a do Flamengo, e nem iguala.

Abraço!

Curt Nees, pensador e, nas horas vagas, publicitário. disse...

Vamos falar antes do leite derramado, ou seja, às 21 horas e menos um pouquinho. Meu palpite sobre o jogo de hoje: 1 para o MENGÃO em homenagem ao Andrade; 1 para o MENGÃO em homenagem à maior torcida do mundo: 1 para o MENGÃO em homenagem aos jogadores que verdadeiramente vestem a camisa rubro-negra; e 1 para o MENGÃO em homenagem ao meu coração, ainda fraquinho, como não? Resumo da ópera: 4 a zero pro MENGÃO!!! E, se quiserem homenagear o interino, técnico Rogério Lourenço, não se acanhem. Quem perde de 4, perder de 5 é consequência.

Curt Nees, pensador e, nas horas vagas, publicitário. disse...

Evidente que eu não imaginava o estado do gramado, em função da chuva no Rio. Isso mudou todo o quadro, fazendo que eu só acertasse 1/4 do palpite. Fico devendo os outros 75% para o jogo de volta, ok?

Franccesco disse...

PADARIA DO CORINTHIANS INFORMA: O SONHO ACABOU!
hahahahahaha!