domingo, 7 de março de 2010

a prova da decadência dos estaduais

sou chato. sou chatérrimo. não aguento mais esses jogos ridículos dos campeonatos estaduais, entre grandes e pequenos. no brasil todo isto! por três meses essa porcariada. e uma meia dúzia de clássicos que não compensam tanto jogo horroroso, não.
_____
pois esta semana foi divulgado um balanço das médias de público dos campeonatos estaduais pelo país, pubicado pelo jornal "lance". é de chorar em alemão, como diz o deitado.
______
No Ceará: média de 6.951 torcedores por jogo.
Em Pernambuco, 6.934.
No Rio de Janeiro, 6.131.
Em Minas Gerais, 5.780.
No Rio Grande do Sul, 5.772.
Em São Paulo, 4.823.
Na Bahia, 3.171.
E, no Paraná, 2.341.
_________
hoje, assistindo ao clássico vovô (merecidamente vencido pelo flu, em mais um jogo em que o botafogo se limitou a defender e a dar chutões pra frente), veio a informação de quem estavam presente no maracanã 17 mil pessoas. tenha dó, não?! isso que era um clássico! pois na quarta-feira passada, no mesmo maraca, pouco mais de duas mil pessoas assistiram a flamengo x madureira. sem contar o engenhão sempre vazio e idem são januário (exemplos cariocas porque é aos jogos que consigo assistir).
______
e o pior é que não se percebe movimento nenhum de, ao menos, mudar as fórmulas de disputas desses campeonatos enfadonhos.
_____
eu já escrevi aqui várias vezes: diminui-se o número de times, deixam os grandes se pegarem com mais dois ou quatro pequenos, e manda ver. jogos que valem alguma coisa, estádios cheios, mata-mata, um troço assim. ninguém mais aguenta essa chatice aí, não, é só acompanhar os números apresentados acima. e sem contar no preço absurdo dos ingressos. quem é que vai pagar 20 pila pra mais por jogo desses? tenha dó, né?!
_____
e eu volto sempre a este assunto porque sei que muitos outros torcedores-comuns, iguais a mim, têm outras ideias que ajudariam a dar algum valor a esses campeonatos sem graça.
____
ítalo.

3 comentários:

Camila disse...

Público tá ridículo... todo mundo reclama do preço dos ingressos, mas parece que adms. não estão "nem ai" para o fato... talvez quem cuide desses assuntos ainda não percebeu que o futebol não é feito só de 11 em campo.. é o 12º ao qual chamamos de torcida que muitas vezes faz o show mais bonito...

SRN!!

Ensaios & Garatujas disse...

A solução era criar campeonatos como se faz na Inglaterra, aonde os Estaduais seriam para times em crescimento (vulgos "pequenos), aonde daria vagas para disputar torneios entre regiões e assim ir ascendendo entre as divisões. Sem querer dizer que o que é da Europa é bom, não é por aí. Mas esse é um bom exemplo, que pra um país grande como o nosso, e com tantos times, pdoeria ser bem aproveitado. Arrisco até em dizer que acharíamos mais "craques".

New disse...

Não há interesse em se mudar nada, infelizmente.
Bjs