sábado, 13 de março de 2010

clássicos, aê

depois de uma boa rodada de jogos da libertadores, voltamos a atenção para os chatos estaduais. mas até que este final de semana será suportável, pelo menos para a turma que torce pros times de rio e de sampa. dois clássicos de empolgar. senão pelos times atuais, por seus históricos.
_______

flamengo  e vasco já foi considerado o "clássico dos milhões", nesse início de século. bobagem pura! há muito que não se tem um fla x vas que realmente empolgue. mas tá bom, é o que temos hoje. o campeão da série a contra o campeão da série b. um time que a cada semana tem uma bomba sendo estourada em sua sede, contra outro que mantém o estigma de perdedor. bastou ser vice do botafogo para o time se mostrar abatido demais, jogando super mal, vencendo na conta do chá, e ainda tendo de aturar uma torcida que pouco tem comparecido aos jogos, o que mostra que sentiu o baque, assim como o time. mas... nada como um clássico contra um time badalado por natureza como o flamengo, que, se não vem empolgando, ao menos vem vencendo e apresentando um padrão de jogo satisfatório. o que não significa que vencerá o clássico, mas tem mais time, sim. e terá de saber jogar com esse favoritismo. 
dados do clássico: 345 jogos. 133 vitórias do fla. 122 vitórias do vasco. 90 empates. 477 gols pró-fla. 465 gols pró-vasco.
_____________________
na vila belmiro, um clássico entre "o time do momento" e "o time do desespero". o palmeiras parece o vasco: entrou numa depressão sem fim. caiu demais de rendimento no brasileirão do ano passado, nem vaga na libertadores conseguiu, e tem um início de ano pra lá de complicado. jogadores que antes rendiam muito, como armero, cleiton xavier, diego souza e marcos, hoje convivem com altos e baixos assombrosos. e, tal como em são janú, o clima com a torcida tá pesadíssimo. já do outro lado, na vila mais famosa, um time que tem "voado" em campo. além de manter uma sequência impressionante de vitórias, tem jogado bonito, tem dado espetáculo. mas eu já escrevi aqui: isto não durará o ano todo, não. é preciso o torcedor santista curtir o momento, mas saber que pode perder neymar e robinho na metade do ano, e que é preciso reforçar o elenco para a disputa de um brasileirão. porém, o momento é do alvi-negro praiano. que joga como favorito neste clássico, sim, e terá de saber jogar em cima disso, tal como o fla.
dados do clássico: 288 jogos. 123 vitórias do palmeiras. 89 vitórias do santos. 76 empates. 511 gols pró-palmeiras. 424 gols pró-santos.
____
assistirei ao clássico paulista, e acompanharei, pelo radinho, o clássico carioca. domingo que promete, oê!
____
ítalo.

Nenhum comentário: