quarta-feira, 10 de março de 2010

acontece. ou... duas vezes de 6??

'pós longo tempo, fui jogar sinuca traveis. primeiro, a convite do fox. depois, a convite de meu pai. em dois dias diferentes, bóvio. e se tem coisa de que gosto é de jogar sinuca. té já escrevi sobre isto. aqui.
______
com o fox foi pauleira. eu abria duas vitórias, ele buscava. ele abria duas, eu buscava. e assim foi. éramos pra jogar vinte fichas, mas o troço ia ficar no empate, não tinha jeito. até que ganhamos uma ficha do dono do bar. aí foi o desempate. 11x10 pra mim. com direito a duas matadas de bola preta por parte do fox antes do tempo devido (sim, só jogo com a preta na mesa, porque se é pra jogar, é pra jogar com seriedade e riscos). e eu consegui matar uma preta, no preta a preta, mas na caçapa errada (sim, também jogamos, no preta a preta, com caçapa cantada. quem joga, sabe como é coisa séria).
_____
e do que mais gosto nos jogos não é nem do resultado, mas das jogadas que acontecem. deviam de ser filmadas, certamente. ou fotografadas no exato instante, enfim. porém, como sinuca e cerveja são sinônimos, fico impossibilitado de relembrar alguma jogada muito boa ocorrida nesses jogos recentes.
do que não posso deixar de lembrar são de duas surras que dei no pai. primeiro, jogamos uma melhor de três em uma mesa de bar. matei a preta antes da hora, ele ganhou a primeira. aí ganhei a segunda, matando a preta na hora devida. aí, na negra, humilhei total. em poucas tacadas, fechei o jogo e o deixei com seis bolas na mesa. sem dó nem piedade. é pai, mas jogo é jogo.

aí ele me jurou: na mesa oficial vai ter volta! pois fomos pra uma jogatina em mesa oficial, numa casa de sinuca, em jlle. melhor de 9, ou seja, quem ganhar 5 primeiro, fecha. e também lá e cá: ganhava uma, ele ganhava outra. acabei fechando em 5x3, em ótimos jogos. porém... a jura dele foi por água abaixo quando ele se deu conta de que eu acabei com o jogo e o deixei novamente com totais seis bolas na mesa. humilhação dupla!
jogar em mesa de bar e jogar em mesa oficial é diferente. em mesa de bar é jogo mais rápido, pra matar, de atque mesmo. em mesa oficial, grandona, é preciso saber matar, como também se defender muito bem. explorar bem a distância que a mesa propõe entre as bolas.
_____
particularmente, prefiro jogar em mesa grande. mas qualquer forma de sinuca tá-me valendo, até aquela com sete bolas de cores diferentes, valendo pontos e afins.
____
o negócio é jogar, papear, cervejinha pra acompanhar, êta vida boa.
___
ítalo.

4 comentários:

Í.ta** disse...

ok, eu como fotógrafo de sinuca sou um ótimo jogador.

G. F. Busnardo (Gui) disse...

Lição de hoje: Nunca jogar sinuca com o Ítalo. Humilhação na certa. Não jogo nada xD

Curt Nees, pensador e, nas horas vagas, publicitário. disse...

Ítalo (DelCima), depois de alguns tucunarés, pintados, e muito 'alpiste', eis que volto de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e afins, afins de dar uma surra em você, no seu Fox, e no bom e velho Puça. Data, hora, local? É só marcar... e não marcar!

sidnei olívio disse...

Geralmente trocava as aulas chatas pela sinuca, nos idos tempos de faculdade, tempo bão, mesmo! Gostei muito do seu texto q me remeteu aos agrandes dias. Obrigado! Grande abraço.