domingo, 21 de fevereiro de 2010

revanches?

campeonato estadual em turno e returno é menos chato de acompanhar do que campeonato estadual com turno único. ou seja, carioca, catarinense e gaúcho, por exemplo, são muito melhor de acompanhar do que o chatérrimo e enjoante paulistão. afinal, torcedor quer ver jogo que valha alguma coisa. quer ver clássico. quer ver decisão.
e neste domingo, se de um lado temos um palmeiras x são paulo valendo míseros três pontos e uma crise aqui, outra acolá em quem sair perdedor, de outro lado poderemos acompanhar duas finais de turno. dois jogos com uma curiosidade em comum: são dois confrontos que já aconteceram neste início de ano, e nos quais um dos times goleou seu adversário. será que teremos duas boas revanches hoje?
a eles:
joinville e avaí se enfrentam valendo o título do primeiro turno do catarinense, e vaga assegurada na final, contra o vencedor do returno. no jogo da fase classificatória, em florianópolis, o avaí sapecou um tremendo 5x1 pra cima do jec, sem dó nem piedade. ainda assim, o jec ficou em primeiro lugar na classificação geral, com seis vitórias, um empate e duas derrotas. e o avaí foi o segundo colocado, com cinco vitórias, três empates e uma derrota.desta vez, o jogo será na arena joinville, onde o jec costuma fazer valer sua força em casa. mas o avaí é time experiente, mesmo não tendo mais a base que alcançou o sexto lugar no brasileirão do ano passado (inclusive não tendo mais o cabeça marquinhos, da foto, que foi para o santos).acho mais provável que aconteça aqui uma revanche. no clássico do rj, acho difícil.
pois o clássico do rj. o clássico que define o primeiro finalista do carioca. o clássico da revanche? acho difícil.
depois dos sonoros 6x0 sofridos para o vasco há um mês, o botafogo venceu todas as partidas que disputou pelo carioca, vindo a perder somente na copa do brasil, para o modestíssimo são raimundo do pará. e conseguiu vencer o clássico contra o badalado flamengo, na quarta-feira de cinzas, chutando apenas duas bolas a gol, fazendo dois gols, defendendo-se com faltas e chutões no restante do tempo. coisa que só daqui uma década para acontecer de novo.
pois bem, justamente pela postura de time pequeno adotada pelo fogo no jogo da quarta-feira que acredito que o vasco leva na boa o título da taça guanabara. na boa e merecidamente, uma vez que tem jogado bola, simples, atacado e defendido, como time grande.
o futebol é inigualável em suas surpresas, mas, ainda assim, não acho que seja possível ao botafogo, adotando a mesma postura do meio da semana, vencer novo rival. só vence se resolver jogar bola mesmo. o que eu acho difícil, tratando-se do time que tem.
ítalo.

Nenhum comentário: