domingo, 28 de fevereiro de 2010

os personagens de mais um clássico paulista

foi bom pra caramba o jogo na vila belmiro, hoje. muito devido à correria do moleque time santista. correria que não sei até quando vai durar, mas que vem rendendo vitórias importantes ao time neste início de ano. já são nove seguidas. e, do outro lado, há um corinthians ainda perdido, sem passar confiança ao torcedor. um corinthians que a cada jogo troca meio time. um corinthians que pende demais para a experiência, que a mim não convenceu ainda.
____
achei a vitória merecida. desde o começo o santos procurou mais o gol. foi mais objetivo, e anulou algumas peças-chave do corinthians. no segundo tempo até que o timão jogou um pouco mais, e o santos, indevidamente, encolheu-se, apostando só nos contra-ataques. ainda assim, o corinthians fez só um, e deu santos.
___
mas o que me chamou a atenção neste clássico foram alguns personagens e suas ações:
____
marquinhos (santos). roubou a cena. dois passes precisos para os dois gols do santos. vem mostrando a habilidade que o fez se destacar no avaí e chegar à vila.
___
neymar (santos). apesar do pênalti perdido, meteu um belíssimo gol, e deu passe para outro. além disso, correu barbaridade e criou chances. mas alguém tem que chegar nele e avisar: drible e fintas e afins, só quando o jogo estiver rolando. o que ele fez com o chicão não foi nada legal, mágico, brilhante. nada disso. o jogo não estava valendo naquele momento. caso estivesse, outra história. aí o chapéu teria sido ótimo e com algum objetivo. mas não foi. mereceu o cartão. mas o chicão também não precisava chegar com tanta brutalidade pra cima do piá. merecidamente tomou amarelo também.
__________
roberto carlos (corinthians). continua perdidaço desde que voltou ao futebol nacional. hoje, foi expulso outra vez, merecidamente. e o mais estranho é que não percebe o que faz. acha que não fez pênalti, e cavou um pênalti de modo horrível. bem fez o árbitro ao expulsá-lo. tá perdidim, perdidim em campo.
_________
felipes (os dois goleiros). pegaram barbaridade. destaco duas defesas, uma de cada um: o pênalti, defendido por felipe, do corinthians, foi baita defesa. e a bicicleta do dentinho, defendida pelo outro felipe, também foi maravilhosa (tanto quanto a própria acobracia do jogador corinthiano).
__________
enfim, são alguns olhares-personagens para o jogo. para o bom jogo. ainda bem que temos jogos assim, ainda, pelos estaduais. só de pensar que vão até fins de abril, dá até uma agonia....
_____
ítalo.

Um comentário:

Wilson Torres Nanini disse...

Ver Neymar jogar é experimentar a poesia em sua forma plena. Não importa por qual time projetemos nossos peitos, todos queremos que crianças como ele dance ciranda no meio do campo.