segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"os caras"

robinho é mais um jogador selecionável a voltar ao futebol brasileiro.
volta ao time que o revolou. volta ao time pelo qual foi bi-campeão brasileiro e vice da libertadores, além de um vice-campeonato também brasileiro.
____
robinho faz o caminho que fizeram, pela ordem: ronaldo (corinthians), fred (fluminense), adriano (flamengo), vágner love (palmeiras, flamengo) e roberto carlos (corinthians).
___as palavras de robinho são as mesmas dos demais: voltei para recuperar a alegria de jogar.
____
há quem conteste essas contratações. há quem considere estes jogadores caros demais e nem tão decisivos assim.
___
eu penso diferente.
____
eu aprovo contratações de medalhões como estes.
_____
e aprovo por uma série de fatores, a meu ver, que valem o investimento:
1. comparados aos cabeças-de-bagre que temos atuando aqui no país, eles são, sim, melhores. podem não viver uma boa fase, mas sabem jogar mais do que seus concorrentes diretos aqui no país. e voltam ao país justamente para isto, para jogar futebol, coisa que muitas vezes, nos inchados clubes europeus, não conseguem fazer.
2. eles valem todo o investimento, sim. exemplo claro disso é o do corinthians. ok, ronaldo e roberto carlos faturam uma montanha do contrato de patrocínio fechado pelo clube. mas colocam dentro desse mesmo clube outra montanha de dinheiro, seja através de produtos comercializados, seja através de públicos altos em todos os jogos.
3. ganha, com isso, o futebol brasileiro. já deu desse complexo tupiniquim de considerar os campeonatos estrangeiros superiores aos nossos. porque será que barcelona e real madrid vivem se tapeando pelo título espanhol? porque na inglaterra, com raríssimas exceções, só dá manchester united, chelsea, arsenal ou liverpool? porque na itália a inter de milão tá perto do quinto título consecutivo? porque, lá, como aqui, há as "babas", há os times horríveis, há os sacos de pancadas. e lá, como aqui, há os times bem montados, que, com um ou dois medalhões decisivos, faturam campeonatos (vide exemplo flamengo).
________
robinho se junta à turma de craques aqui no país. e torço para que, assim como os demais, fique além dos seis meses de contrato que acertou. que fique por uma ou duas temporadas. e que voltem outros cobras criadas, claro. nilmar, keirrison, ronaldinho gaúcho, kaká.
_____
o nosso campeonato nacional é tão bom e disputado quanto os campeonatos dos times europeus e afins. basta lembrarmos as últimas conquistas de mundiais sobre os "bambambans" europeus: são paulo 1x0 liverpool. inter 1x0 barcelona.
_____
ítalo.

2 comentários:

Eduardo disse...

Bom dia... Sr. Ítalo

Lancei uma Copa do Mundo de Escudos.
Acessem: http://copadomundodeescudos.blogspot.com/

PARTICIPEM!

kevin mueller valle disse...

concordo plenamente com tudo.
só acho que o robinho ainda não é medalhão