sábado, 13 de fevereiro de 2010

mais clássicos no RJ

o campeonato carioca, sempre ele, é quem primeiro oferece aos torcedores duelos com algum grau de emoção e importância.
neste sábado, vasco e fluminense duelam, em jogo-seco, por uma vaga na final da taça guanabara, o primeiro turno do estadual.
na próxima quarta-feira será a vez de flamengo e botafogo, também em jogo-seco, decidiram a outra vaga na final.
na melhor para o torcedor: clássicos, e valendo vaga em final de turno.
a eles:
______

___
o vasco foi o primeiro colocado no seu grupo. venceu o clássico contra o bota por sonoros 6x0, e empatou somente um jogo, já classificado, contra o madureira. tem jogadores habilidosos e matadores, como philipe coutinho, carlos alberto e dodô. além de um meio-de-campo que sabe trabalhar a bola, com jogadores como nilton e léo gago. sofreu apenas três gols, o que significa que pode ter uma defesa segura. mas em jogos contra pequenos não se pode ter parâmetro nenhum. o fato é que, ao menos no clássico, não tomou gol. mas também foi um clássico atípico.
o flu foi segundo no seu grupo. perdeu o clássico, de virada, para o fla, por também sonoros 5x3, depois de ter feito 3x1 no primeiro tempo. é um time com jogadores muito jovens, mas que deram conta do recado ano passado: evitar a queda à segunda divisão. algo que não deve ser motivo de orgulho para time nenhum, mas que foi tratado como glória na laranjeiras, tendo o time recebido a ínsignia de "time de guerreiros". coisas de torcedores, e da mídia, é claro.
é um clássico sem favorito. não é possível dizer que um time é tão melhor do que o outro, nem no papel, nem na prática. e o fato de ser uma decisão em jogo único torna ainda mais difícil designar um possível vencedor. eu palpito um empate, e nos pênaltis vença quem quiser.
____
___
flamengo e botafogo fazem a outra semifinal. os dois times que decidiram os últimos três campeonatos estaduais. e que ainda se enfrentaram em outras semi-finais e finais de turnos. ou seja, será mais um clássico decisivo, dentre tantos que têm acontecido nos últimos anos com os dois times (lembra o flaxvasco do começo dos anos 2000, sempre decidindo alguma coisa).
no papel, o flamengo, primeiro do seu grupo, tem um time melhor. e ainda traz na bagagem o tricarioca e o campeonato brasileiro do ano passado. mas, nesse começo de ano, mesmo ainda invicto, demonstrou fragilidades, principalmente defensivas. porém, também deixou claro o poder de seu ataque (é o ataque com mais gols no estadual). é um time muito experiente. há jogadores com cinco anos de casa ali. e outros, que ali são novos, já são rodados.
o botafogo, segundo colocado em seu grupo, é o time da incógnita. comparado a anos anteriores, tem um time mais fraco. há jogadores ali com muitos anos de casa também, mas com menos poder de decisão. o botafogo é o time do quase. que arranca com tudo e que para quando não deve. que chega como favorito e que não faz valer em campo isto. talvez agora, jogando o favoritismo para o fla, consiga pregar uma peça. ainda mais com um técnico com a estrela de joel santana. o técnico de quem se pode esperar tudo, inclusive o inesperado.
a dupla de ataque do bota pode impôr respeito, com os gringos herrera e loco abreu. mas o time precisa ser mais constante em defesa e ataque. e deixar de tremer em jogos decisivos.
meu palpite é no fla, num outro clássico com muitos gols. mas não me surpreenderei com uma prega de peça do bota.
_ _ _ _ _
no final de semana que vem será a final da taça guanabara. aí, outro escrito aqui no blog sobre os dois finalistas, e também sobre como foram os dois jogos das semis. quem ganha, claro, são os torcedores.
____
ítalo.

2 comentários:

A Moni. disse...

Ítalo!

Que bom que enviaste o post novamente...
Melhor ainda saber que "amaste" o que escrevi... Gentileza pura!

E que venha a quarta-feira, né?
Sonho em não repetir a final da Taça Guanabara em abril do ano passado, que eu estava, inclusive, no Rio.

Óbvio, meus dedos cruzadinhos pelo meu Fogão, mas desejando sorte pra vcs também. Que seja, acima de tudo, um lindo clássico. É isso que a gente merece!

Beijo grande!

Cássio Amaral disse...

passando pra ler e ver tudo. abração.