terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

liberta 2010

esta semana alguns clubes brasileiros estreiam na fase de grupos da taça libertadores da américa, o torneio mais importante da américa do sul. o torneio que há três anos seguidos tem como vice-campeão um clube brasileiro, pela ordem: cruzeiro (2009), fluminense (2008) e grêmio (2007).
______
a última conquista brasileira foi do inter, em 2006, numa final contra o são paulo. o mesmo sampa que havia ganho do atlético-pr no ano anterior. nessa primeira década, somente em 2004 e 2001 não houve clube brasileiro na final. em 2003 o santos perdeu para o boca. em 2002 o são caetano (ã?) perdeu para o olimpia. e em 2000 o palmeiras perdeu também para o boca. dá-lhe vice-campeonatos!
____
mas na década de 90 as conquistas foram maiores que os vices: o sampa venceu em 92 e 93, e foi vice em 94. o grêmio venceu em 95, seguido de cruzeiro 97, vasco 98 e palmeiras 99. ao todo, o brasil tem 13 conquistas e 15 vices. a argentina é o país que mais teve times vencedores: 22 títulos e 8 vices.
___
este ano, corinthians, cruzeiro, flamengo, inter e são paulo representam o país no torneio. e, a meu ver, representam bem. os cinco times têm elencos relativamente bem formados. uma peça a mais, uma menos em um ou outro time. são elencos com jogadores decisivos e experientes. a questão é se dará tão certo quanto se espera deles.
____
não tenho conhecimento dos times sulamericanos para saber se os brasileiros são favoritos ou não. a imprensa futebolística exalta a não-participação de boca jr., river plate e ldu, por exemplo. e sinaliza o perigo de times como estudiantes (atual campeão) e vélez sarsfield.
____
tradição não ganha jogo. mas ajuda. e tradição por tradição, os times brasileiros também as têm. com exceção do corinthians, cada um dos outros quatros já foi campeão ao menos uma vez do torneio: sampa 3 (92, 93 e 05), cruzeiro 2 (76 e 97) e inter e fla 1 (06 e 81, respectivamente).
_____
torço para que os cinco clubes passem à próxima fase, e para que tenhamos duelos entre brasileiros nas fases finais. e, claro, que dessa vez o país consiga quebrar a tradição atual de vice-campeonatos.
_____
um adendo: em função da copa do mundo, as libertadores seguem normalmente até as quartas-de-finais. quando estiverem definidos os quatro melhores, as semi-finais e finais serão disputadas em julho e agosto, após a copa do mundo. aí, até lá, muita coisa pode mudar nos times. eis o cuidado.
______
seguem os grupos da libertadores 2010:
____
grupo 1: corinthians, cerro porteño (par), l. medelin (col) e racing (uru).
grupo 2: são paulo, nacional (par), once caldas (col) e monterrey (mex).
grupo 3: estudiantes (arg), bolivar (bol), alianza lima (per) e juan aurich (per).
grupo 4: lanús (arg), blooming (bol), universitário (per) e libertad (par).
grupo 5: internacional, cerro (uru), deportivo quito (equ) e newell's ou emelec.
grupo 6: banfiel (arg), nacional (uru), deportivo cuenca (equ) e morelia (mex).
grupo 7: cruzeiro, vélez sarsfield (arg), colo colo (chi) e deportivo itália (ven).
grupo 8: flamengo, universidad de chile, caracas (ven) e u. católica ou colón.
____
dois times mexicanos (guadalajara e san luis) já estão classificados para a fase mata-mata, em função de ano passado terem sido eliminados em função do vírus influenza, que impediu os dois clubes de jogarem as oitavas de finais. dessa forma, desde lá ficou determinado que eles jogariam a libertadores deste ano a partir da fase na qual pararam ano passado.
_____
como diz um locutor de televisão: está valendo!
emoção é o que não vai faltar.
resta-nos, como bons torcedores, acompanhar. e torcer. muito.
vale a américa!
____
mais perto da definição dos classificados, e dos confrontos das fases mata-mata, entram em destaque os pitacos para os duelos, o famoso palpite a qualquer hora! afinal de contas, todo torcedor merece o direito ao chutômetro!
____
ítalo.

Nenhum comentário: