segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

o clássico e a goleada. e ainda os estaduais



para isso que deveriam servir os campeonatos estaduais. para jogos assim, para clássicos assim.
como assim este assim?
assim,
clássico.
_____
primeiro clássico do ano no futebol brasileiro só poderia ser mesmo no carioca, que não chega ao ponto da chatice do paulista, por exemplo, que até em estadual teima em fazer pontos corridos. tá, também teve um ba-vi nesse domingo. então primeiro clássico entre times da primeira divisão. pronto.
___
no estadual do rio, não. os grandes já se pegam no começo. agora no carnaval já teremos semi-final e final. assim é que deveriam ser. jogos que valessem à pena assistir. grande contra grande. deixem os pequenos se matar entre si. tira os dois melhorzinhos de lá, e coloca no bolo dos grandes.
____
enfim, infelizmente não é assim. mas felizmente não precisamos esperar tanto para ver jogo que, se não é tão bom assim, pelo menos vale por seu histórico.
_____
botafogo 0x6 vasco.
___
golear é tão bom. é uma sensação indescritível ao torcedor. ganhar um jogo, qualquer que seja ele, já é bom. já faz o torcedor confiar no seu time, sentir orgulho de torcer por ele, extravasar com alegria. de goleada, então?! contra um rival direto?!
_____
eu, sinceramente, me coloco no lugar do torcedor do vasco. compartilho da alegria do torcedor do vasco. fico feliz pelo torcedor do vasco. porque o torcedor tem que comemorar mesmo, tem que pular com um seis a zero como este. tem que jogar pro alto toda a humilhação sofrida pela queda à segundona. tem todo o direito o torcedor do vasco de não parar de sorrir por um bom tempo.
_____
assim como eu me coloco no lugar do torcedor do botafogo. que tem que se encolher mesmo. tem que ouvir calado mesmo. tem que se revoltar com seu time, sim. tem que saber perder. não só. tem que saber perder de goleada. não só. tem que saber perder de goleada para o rival.
______
até mesmo porque, não se pode deixar de lembrar, esses 6x0 significam apenas um 6x0. que deve ser comemorado e sofrido em toda sua dimensão que um 6x0 em fase classificatória comporta. é uma goleada que não garante nada, praticamente nada. apenas uma vitória. porque lá na frente os dois podem se enfrentar de novo, em uma final, e a coisa ser totalmente diferente. isto é futebol. e que bom que o futebol assim é.
____não é a maior goleada do vasco sobre o bota, não. voltei agora ao ano de 2001 e assisti novamente aos sete gols que o vasco impôs ao bota no carioca daquele ano. ou seja, já teve goleadas maiores. isso fica como marca histórica. apenas. não garante título. mas garante a história.
_____
por exemplo, em 1972, o botafogo de garrincha e cia impôs inapeláveis 6x0 ao flamengo. flamengo este que engoliu por nove anos a zoação daquela derrota, devolvida corretamente em 1981, com mesmos 6x0.
_____
ano passado o campeão brasileiro, na quinta rodada do nacional, tomou de 5x0 para o coritiba, em curitiba. para um dos times rebaixados.
____
por isso mesmo que uma goleada deve ser comemorada como uma goleada. assim como um título deve ser comemorado como um título. uma coisa não necessariamente significa a outra.
___
mas significa tudo o que comporta uma vitória por goleada. contra um grande rival.
_____
ítalo.

2 comentários:

A Moni. disse...

Eu, botafoguense, não tenho um pitaco muito animado pra hoje. Seis é demais. É megasena pra poucos, desastre pra poucos também. Só que uns felizes, outros não. Que horror.

Mas vale, no meu estadualzinho aqui, ainda esboçar um sorriso, já que o meu time (aquele da 4ª divisão, lembra?) ganhou do grande, o que acabou de subir pra primeirona... 1x0, apenas. Mas praticamente uma megasena...

Beijos e ótima semana, Ítalo!

Anônimo disse...

Espero que o Amor esteja presente bem em todos os jogos do Mengão para futuramente podermos voltar ao Rio e ver algo mais emocionante ainda do que vimos ano passado no hexa.. a conquista da libertadores *.*

e.. Amém! hhehhe

Camila