sábado, 30 de janeiro de 2010

clássicos, ufa!

esse domingo é dia de clássicos pelos esdrúxulos estaduais brasil afora.
fla x flu, gre-nal, corinthians x palmeiras, ceará x fortaleza e goiás x vila nova.
enfim, jogos empolgantes para o torcedor.
tá certo que é início de temporada, os times tão se arrumando, há desfalques de tudo quanto é lado, não é possível prever quem se dará bem ao longo do ano, muito menos se garantir que serão grandes jogos.
mas são jogos que contém a única coisa que presta nos estaduais: os clássicos. a rivalidade entre as torcidas locais. a supremacia estadual.
_____
flamengo e fluminense são os times, no brasil, com o maior aproveitamento nos últimos 20 jogos, contabilizando os jogos do ano passado ainda. perderam somente uma partida. o fla não perde desde outubro, quando tomou de dois para o barueri, pelo brasileirão. o flu não perde desde o final de novembro, quando tomou de 5 para a ldu, na final da sulamericana.
no brasil, o fla foi o último time que venceu o flu.
os dois times têm jogadores que desequilibram: pet, adriano e vágner love pelo fla. fred e conca pelo flu. são os destaques do clássico, mas o grupo dos dois times apresenta ainda jogadores muito bons, eficientes, no mínimo.
qualquer flaxflu é charmoso por si só. nessas condições então, ainda mais. vale a liderança do grupo 'a' do carioca. vale quebrar a boa sequência do rival. vale uma simples vitória num clássico, o que já é muito, muito.
dados do flaxflu: 371 jogos. 133 vitórias do fla, 118 vitórias do flu, 120 empates. 546 gols marcados pelo fla. 500 pelo flu. último confronto: fla 2xo, out. 2009, brasileirão.
_______
depois do flaxflu, o clássico de que mais gosto no país é o gre-nal. a rivalidade que aflora no sul do país, mesmo que eu não a conheça pessoalmente, é impressionante. das tradicionais secações ao time rival, do não vencer para favorecer o time rival (vide exemplos brasileirões 08 e 09), até o limite de torcedores do grêmio não gostarem do papai-noel em função da vestimenta toda vermelha do bom velhinho.
coisas folclóricas e outras não que dão ao clássico todo o charme que ele merece.
grêmio e inter são dois times que novamente vêm forte para o ano todo. os elencos de ambos são muito bons, assim como de flamengo e fluminense. o grêmio com jonas e borges começando com tudo. com a chegada do ótimo meio-campista douglas (ex-corinthians 09). o inter com seu poderio de frente: dale, taison, alecssandro (de quem não gosto muito, mas que ao menos sabe colocar a bola pra dentro), giuliano, e agora kléber pereira, matador nato. sem contar as duas defesas e os meio de campos de cada time. e sem contar as opções que cada treinador têm no banco de reservas.
dados do gre-nal: 378 jogos. 142 vitórias do inter. 119 vitórias do grêmio. 117 empates. 540 gols marcados pelo inter. 501 pelo grêmio. último confronto: inter 1x0, out. 09, brasileirão.
_________
corinthians x palmeiras é o clássico paulista de que mais gosto. e olha que é difícil eu gosto de clássico paulista. começa, por exemplo, pelos clássicos acontecerem em estádios pequenos, geralmente, como é o caso do jogo deste domingo, que será disputado no pacaembu. clássico, pra mim, tem que ser em estádio grande, com casa cheia, com estádio dividido pelas duas torcidas. mas aí vêm os dirigentes (sempre eles!) e suas picuinhas. como é o caso corinthiano, que se recusa a jogar no morumbi, pelo fato de o estádio ser do são paulo. pois então, bem feito. lucre menos!
o derby paulista deste domingo vale a liderança do paulistão. as duas equipes estão empatadas com oito pontos em quatro jogos disputados. e jogarão desfalcadas. ou não. o mistério impera neste clássico!
pelo lado corinthiano, ronaldo não jogará. já está divulgado isto. pelo lado palmeirense, marcos e cleiton xavier estão garantidos. mas não diego souza. a escalação deste será divulgada momentos antes do jogo, somente.
o corinthians montou um verdadeiro esquadrão para o ano do seu centenário, cujo objetivo maior é a conquista da libertadores da américa. para isto, além de renovar com ronaldo, trouxe o medalhão roberto carlos, além de jogadores experientes como tcheco e yarlei, e manteve boa base do time do ano passado. não aquele time super forte que conquistou o paulistão invicto e a copa do brasil. mas um time que promete algumas conquistas, sim.
já o palmeiras está num processo de recuperação. a queda de rendimento da equipe na reta final do brasileirão do ano passado ainda lateja no parque antártica. a torcida ainda não engoliu, não. o grupo vem trabalhando silenciosamente, que é o melhor a se fazer mesmo. muricy tá mais quieto, mais econômico nas palavras. e os próprios jogadores têm seguido essa postura. é um time-incógnita ainda. com um treinador que sabe vencer campeonatos, com um grupo experiente, mas com um fantasma que ainda incomoda.
dados do clássico: 332 jogos. 120 vitórias do palmeiras. 113 vitórias do corinthians. 99 empates. 491 gols marcados pelo palmeiras. 446 pelo corinthians. último confronto: 2x2, nov. 09. brasileirão)
_________
os outros dois clássicos pelo país afora são pouco conhecidos para nós, aqui da parte debaixo.
no campeonato cearense, o fortaleza é terceiro colocado. em seis jogos, conquistou dez pontos. já o ceará, nos mesmos seis jogos, só venceu duas, tendo até agora seis pontos. é o décimo colocado.
histórico de ceará x fortaleza: 445 jogos. 147 vitórias do ceará. 137 vitórias do fortaleza. 159 empates. 584 gols marcados pelo ceará. 579 pelo fortaleza. último confronto: ceará 1x0, out. 09, brasileirão série B.
______
e, pelo campeonato goiano, em quatro jogos até aqui disputados, o goiás perdeu três e empatou um, amargando a lanterna. e o vila nova é terceiro colocado, com sete pontos ganhos.
histórico de goiás x vila nova: 157 jogos. 70 vitórias do goiás. 43 vitórias do vila. 44 empates. 208 gols marcados pelo goiás. 156 pelo vila. último confronto: goiás 1x0, março 09, estadual.
_ _ _ _ _
pra não perder o costume, e só em tom de brincadeira mesmo, vale um chutômetro nos cinco clássicos. quem ganha de quem? quem fica no empate? na caixa de comentários...
_____
ítalo.

4 comentários:

Í.ta** disse...

fla x flu: fla 4x3 flu
gre-nal: 3x3
derby paulista: 1x1
ceará 3x4 fortaleza
goiás 2x3 vila nova

e dá-lhe gols!!
como canta o rappa: eu quero ver gol, eu quero ver gol!

Curt Nees, pensador e, nas horas vagas, publicitário. disse...

Fla, com um de Love, um de Pet, um de Adriano, não exatamente nessa ordem. E o Flu faz um. Demais jogos, tô tipo aquela: Tô nem aí, tô nem aí...

Charles Gilberto disse...

Vamos lá....como bom Vascaíno...

Flamengo 1 x 3 Fluminense
Corinthians 2 x 0 Palmeiras
Grêmio 1 x 1 Inter
Ceará e Fortaleza....isso é clássico mesmo?
Goiás 2 x 1 Vila Nova....esse tbem tenho minhas dúvidas....

E o nosso Juve....dá dó....

Tiago disse...

Acho que tem uma supervalorização sobre o gre-nal. O Grêmio tem só 2 vitórias a mais que o numero de empates. Daqui a pouco podemos dizer que o pior rival do Inter é o empate. rsrs