sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

alguns pitacos

até agora os jogos pelos campeonatos estaduais estão assim, uma lenga-lenga. não há muito sobre o que se comentar, não. já é chato assistir, imagina então esmiuçar tais jogos...
______
deixo aqui alguns pequenos pitacos sobre fatos desta semana:
______
1. "Eleito presidente do Conselho dos Beneméritos do Vasco para o triênio 2010-2011-2012, Eurico Miranda promete voltar com calma a São Januário, sem criar um clima de rivalidade com o presidente Roberto Dinamite e atrapalhar a atual administração". hmm... quanta cordialidade! agora que o vasco se ajeitou e começa a se reerguer, eis quem surge. se eu fosse torcedor vascaíno, já estaria com medo disso. como não sou, digo apenas: cada time tem os representantes que merece.
____
2. "Visita de Carlos Alberto à concentração do Fla causa mal-estar em São Januário
Roberto Dinamite reprova atitude do capitão vascaíno, que almoçou com Fernando horas antes de o irmão estrear com a camisa rubro-negra
". aí está mais um exemplo da ignorância que assola dirigentes, jogadores e torcedores. não se pode almoçar com o irmão na concentração do clube rival. como se isso fosse crime. como se, com essa atitude, o jogador estivese debandando para o "outro lado". que outro lado? rivalidade, entre jogadores, é só dentro de campo. mas não, não pode ser assim. se é do rival, é inimigo, dentro e fora de campo. pior de tudo é até dirigente cair nessa armadilha e agir como torcedorzinho de esquina.
_____
3. ronaldinho, o gaúcho, é a bola da vez, de novo. apagado há dois anos, ressurgiu agora, às vésperas da copa do mundo, apresentando um futebol muito próximo do que apresentava quando foi eleito melhor do mundo nos anos de 04 e 05. e, como não poderia deixar de ser, a mídia aproveita pra fazer aquela badalação sobre o jogador, tentando empurrá-lo com a barriga para a lista de dunga. é cedo. o 'homi' dormiu por dois anos seguidos, jogou nada, e agora voltou a jogar alguma coisa. como a memória do torcedor brasileiro é falha, ele já é 'o cara' outra vez. assim como era para a copa de 2006, na qual não jogou absolutamente nada.
___
4. e, claro, o mais importante: começou o catarinense 2010! o campeonato de super-times como... imbituba, brusque, atlético de ibirama, metropolitano, juventus. ok, ok, há os "grandes" aqui também: avaí, figueirense, jec e criciúma. mas, destes, só a dupla da capital tá no cenário nacional. o resto ainda é resto, como sempre é. mas é um campeonato que atrai os torcedores pro estádio, claro. o que é bom. clássicos regionais temperados por campos esburacados, como quase todos os estaduais pelo país.
___
ítalo.

2 comentários:

Eduardo disse...

opa... meu caro amigo, Ita...

Quanta ira contra os estaduais!!!
Não acho tão bacana eles, mas dão um certo charme ao futebol nacional e preenche o calendário, e é um campeonato que possui na regra minhas adoradas semi-finais e finais, que me empolguam a assistir, não só os pontos corridos...

Vlw... abraço...

Í.ta** disse...

eduardo,
também acho que os estaduais tenham seu charme, a emoção dos mata-matas e tudo o mais.
o que realmente que stiono é os "grandes" terem pouco tempo de pré-temporada por conta de jogos ridículos entre grandes e pequenos. daí que defendo os estaduais com ainda mais emoção, ainda mais curtos, só com jogos-chaves, sabe?
veja o paulistão, todos contra todos, pra daí sim, lá em abril, ter jogos bons e emocionantes. o chatice! o carioca pelo menos, já no carnaval, tem semi-final, clássicos e afins.
valeu! outro.