terça-feira, 1 de dezembro de 2009

eu pensei

quando eu era mais guri, na época de escola, eu odiava aquelas rodinhas de conversa, entre os meninos, sobre futebol. odiava porque não havia um ser que apresentasse alguma opinião dotada de inteligência, bom senso e educação. era só o que se ouvia: que cheiro de naftalina (quando seu time ganhava). time a só ganha na cagada! time b ganha porque sempre joga com doze (fazendo alusão a ajuda do juiz).
__________
me espanta, até hoje, a dificuldade que o torcedor brasileiro tem de reconhecer os méritos de quem venceu. é nosso complexo de inferioridade mais escancarado. nunca é o outro time que jogou bem e ganhou, mas sempre nós, o nosso time, que jogou nada e perdeu.
____
por isso que cada vez menos eu puxo o assunto futebol para conversar com alguém. principalmente com alguém que não conheço e de quem não sei o que pode vir.
____
sou flamenguista, não escondo isso de ninguém, uso e abuso de vestir a camisa do meu time, sempre, choro em derrotas e em vitórias, mas não digo um "a" para propagar esta paixão. porque é chato demais ter que ouvir idiotices do tipo "nossa, a quanto tempo não tirava do armário essa camisa?", ou "taí a camisa do time de preto e de favelado e de ladrão".
______
escrevo tudo isto porque é o que mais tenho ouvido falar nessa semana que antecede o final do brasileirão. isto que o fla nem ganhou ainda. isto que tudo, mas tudo mesmo, pode acontecer na última rodada do brasileirão, simplesmente porque o futebol é imprevisível demais, demais.
_____
mas é o que bastou para que um bando de ressentidos disparassem comentários como os acima mencionados. e isto que eu não me pronunciei flamenguista para ninguém. e isto que eu não vesti nenhuma camisa rubro-negra até agora, porque não misturo essa paixão com trabalho. e mesmo assim não me canso de ouvir essas insanidades.
____
agora, ouvir que o time tem jogado bem, capaz?! é utopia minha. ouvir que todos os times pisaram na bola, e que na hora do vâmo vê quem tá lá na ponta é o que menos errou, nem pensar. ouvir que mesmo com a ausência do adriano o fla sabe vencer, nunca. só ouço que time a entregou, que time b vai entregar, e que por isso o fla será campeão. claro, tinha que sobrar pro flamengo, o time que enche estádio jogo sim outro também, o time de maior torcida, nos dois sentidos: a favor e contra.
_____
não sei, eu devia ficar irritado comigo mesmo por esperar comentários inteligentes e educados e dotados de boa percepção das pessoas. eu espero por isso, mas sempre dou com o burro na água. eu e minha eterna mania de ser como pollyana e querer ver o lado bom das coisas.
_____
um dia aprendo. ah, aprendo...
_____
ítalo.

7 comentários:

Franccesco disse...

Falou e disse! Hoje usei a camisa do Mengão e ouvi;
- Tava na hora de tirar a camisa do armário...
Ahhh...mas eles vão cansar de falar isto, domingo depois do jogo fui no shopping e em menos de 10 min. vi quase 20 camisas do mengão rodando....Foi bonito de ver....

Tiago disse...

Pois é.
O Flamengo tem jogado bem. Com Adriano. Sem Adriano. Sou colorado e não nego isso.

Contudo também não se pode negar que alguns jogadores do Corinthians jogaram menos do que podiam na última rodada. O Felipe poderia ter pulado pra agarrar aquele penalti, por exemplo.

Isso, aliado a essa eterna mania de culpar o outro, mais as maracutaias e malas brancas que a gente ouve falar, deixam nossos intelectos intrigados.

Agora, vocês ainda não ouviram nada. Se for mesmo campeão com derrota do Grêmio e time reserva, vai ser um chororô danado...
então, pra coibir isso tenho uma proposta:
EMPATEM e deixem o título com o Inter. Aí acaba tudo isso. rsrsrsrs

Anônimo disse...

Ítalo,
Obrigado por prestigiar Na Boca do Gol.
Dizem que a virtude do memorialista é lembrar bem do passado. A minha fono afirma que é coisa de gente velha, incapaz de lembrar do presente.
Abração. Parabéns pelo blog.Nenhuma indicação da profa Regina bate na trave.

Anônimo disse...

è sempre assim.. e acredito que isso nunca vai mudar :~
o Flamengo merece o título por mérito próprio, por garra, por sorte afinal de contas isso é futebol!
Futebol é garra, é loucura, é paixão, é persistência, técnica e muita sorte também!
E se Deus quiserrrrrr seremos campeõss!!

Abraço,
camila!

Philipe disse...

Como Colorado, acho uma vergonha outros alvirrubros como eu ficarem torcendo pelo grêmio. Isso é ridículo! Não é apenas uma rodada que define o campeonato, se o Inter ou qualquer outro não conseguiu antes, não merece agora. Quem jogou o futebol mais consistente por mais rodadas foi sem sombra de dúvidas o Flamengo.
E sobre a questão das "piadinhas", outro absurdo. Me pergunto até quando as pessoas vão parar com piadinhas inúteis. Sinceramente, comentário idiota vem sempre de torcedor-título ou modinha, e não torcedor-coração. E tenho dito.

Camila. disse...

Não sei bem o que faço aqui, mas... gostei de ler. A paixão cega, mas sempre é possível forçar um pouco a vista.
Admiro quem ama o futebol. Bien, isso você já desconfiava.
Fim e beijo e tchau!

Rubens da Cunha disse...

hehe, muito sensato teu texto, como sempre vindo aqui ler sobre futebol, por que ver, o senhor Deus não me deu a paciencia necessária :)