quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"e ninguém cala, esse chororô"...

a torcida do botafogo sofreu horrores com essa musiquinha muito criativa e bem-humorada que a torcida do fla passou a contar desde a lamentável cena dos jogadores do botafogo chorando no vestiário após uma derrota de taça guanabara para o fla, ano passado. e que, agora, não se dirige somente à torcida do clube carioca. agora aqueles versos cabem para qualquer time que se põe a lacrimejar demais.
_______
esperei uns dias para escrever sobre o grêmio e o tal do entrega/não-entrega. esperei a poeira baixar. acho que baixou um pouco, ufa.
_____
acredito que a imagem acima resume bem essa questão: isso é movimento de torcida. o torcedor tá no seu direito de fazer piadinha em cima disso, tá no seu direito de não querer ver o rival ganhando, muito menos comemorando título, nem que para isso tenha que torcer para seu time perder um jogo que para ele, grêmio, não vale nada. isso o torcedor.
_____
jogador e diretoria não podem entrar nessa onda, como fez o infeliz do souza, no domingo. taí, afastado do jogo contra o flamengo, pois deixou claro que não iria querer ganhar. aí o presidente do grêmio, pra colocar ainda mais fogo na história, disse outras bobagens dando a entender que o grêmio entregaria o jogo. aí, pronto, o circo foi armado.
_____
esse é o problema. é quando gente de quem se espera no mínimo coerência nas palavras, sai falando como se fosse torcedor. aí o pau pega mesmo. aí a turma das teorias conspiratórias começa a ver conspiração em tudo, tudo mesmo.
_____
algumas coisas precisam ficar claras, sobre este assunto:
primeira: o grêmio é dono da segunda pior campanha fora de casa nesse brasileiro. ganhou uma, empatou cinco, perdeu o resto. portanto, é o mais esperado que perca mais uma, contra o flamengo, o time com a terceira melhor campanha em casa. (é o mais esperado, mas não é o que podemos assegurar que aconteça. nunca duvidemos do futebol e suas caixinhas de surpresas).
segunda: grêmio e flamengo não têm culpa nenhuma no cartório. se inter, palmeiras e são paulo, nesse momento, dependem dos outros, é um problema deles, é um exemplo da incapacidade deles de chegarem à última rodada na frente de todos. portanto, é um absurdo transferir para o grêmio a responsabilidade pela possível perda do título. é um absurdo exigir que o grêmio se mate em campo para um jogo que para ele, grêmio, não significa nada. amolecer ele não vai, vai ficar muito na cara. ele vai jogar como jogaria qualquer outro jogo de final de campeonato em que não se disputa mais nada. vai jogar como franco-atirador. sem pressão nenhuma. se perder, perdeu. se ganhar, ganhou.
terceira: é mais absurdo ainda o presidente do palmeiras dizer que vai à cbf caso o grêmio escale reservas no domingo. qual é a do cara? então ele vai ter que ir à cbf para reclamar do inter, que escalou reservas, no primeiro turno, contra o fla, no maracanã, onde perdeu por 4x0. então ele vai ter que reclamar do cruzeiro que, enquanto estava na reta final da libertadores, jogou algumas partidas com reservas. ou seja, totalmente incoerente o sujeito. aliás, toda a cúpula palmeiras tem sido de uma incoerência sem tamanho nesse final de ano.
quarta: estão desmerecendo a atual posição do flamengo com esse blá blá blá todo. se for campeão, haverá aquele discurso de perdedor, de que só venceu porque corinthians e grêmio abriram as pernas. aí é que os versinhos lá do começo cabem perfeitamente. qual é a desses caras em não reconhecer uma campanha como a que o flamengo faz? quer dizer que o flamengo virou líder só porque os outros times deixaram? então a vitória contra o palmeiras no palestra, contra o sampa no maraca, contra o galo no mineirão, também foram porque os outros três times deixaram?
o flamengo não tem nada a ver com isso. se os outros dependem de alguém, é problema dos outros. não se pode desmerecer uma arrancada como essa, uma campanha como essa a troco de picuinhas baratas.
______
com toda sinceridade, eu não acredito que o grêmio vá ao rio de janeiro para entregar o jogo ao flamengo. não mesmo. tanto que vou lá pro maraca, mas não estou nem um pouco tranquilaço, não. estou ansioso como estaria em qualquer outro jogo. isto porque esta situação do entregar ou não jogou para cima do flamengo uma responsabilidade ainda maior de conquistar este título. uma responsabilidade do tipo: se não ganhar de um grêmio que vai entregar o jogo, não merece ganhar mais nada, será um vexame, e blá blá blá.
_____
as pessoas se esquecem, nesse momento, de que em futebol vc não prevê nada. as pessoas se esquecem, nesse momento, de jogos como: palmeiras e vasco, copa mercosul de 2000 (aqui). de botafogo x flamengo, carioca de 1997 (aqui). de flamengo x santo andré, copa do brasil de 2004 (aqui), sem contar o fla x américa-méxico, ano passado (aqui). três exemplos só do fla, para terem ideia do que esse time já aprontou.
____
o fato é que o flamengo tem mais time que o grêmio, seja o titular ou o reserva. o fato é que o grêmio é horrível, pelo menos até agora, fora de casa. o fato é que o flamengo tem histórico de não ganhar quando tudo conspira a favor. o fato é que o futebol é imprevisível e que, portanto, qualquer que seja o resultado dos jogos de domingo, quem vencer o campeonato, terá o vencido com justiça, e ponto final.
____
essa babaquice de chororô não tem mais lugar. é preciso, como já escrevi no texto anterior, que se valorize o vencedor, e não que se busque desculpas e explicações para as derrotas.
______
ítalo.

Nenhum comentário: