terça-feira, 3 de novembro de 2009

sinuquinha

o blog aqui trata de coisas relacionadas ao futebol, especificamente, eu sei. até mesmo porque minha capacidade para discorrer pitacos sobre outros esportes é mínima. então que me atenho ao esporte da bola redonda que apanha nos gramados de vinte em cada vinte e dois jogadores por jogo.
______porém, hoje abro uma exceção aqui. vou escrever sobre o jogo de sinuca.
_____se é considerado um esporte, não sei. sei que há muita gente que joga sinuca por aí. mas não aquela sinuca verdadeira, cheia de regras e não-me-toques. joga-se sinuca como uma forma de distração, de relaxamento. é o momento de colocar a conversa em dia com os amigos. é o momento de falar de coisas alheias. é o momento de se concentrar em encaçapar as bolas. e só. e não é preciso mais do que isso.
________como diz minha mãe, eu praticamente nasci numa mesa de sinuca. sem conotações ambíguas, por favor. ela diz isso porque, desde pequenininho, eu já fazia a festa numa mesa de sinuca. uma mesa pequena, propícia para meu tamanho à época. não sabia bolhufas de regras. apenas mirava uma bola na outra e saía pro abraço.
_______aí, cresci. em idade e em tamanho, pra não falar em juízo e causar controvérsias aqui. cresci e me tornei apto a jogar na “mesa dos grandes”. e me senti o máximo!
______tínhamos uma mesa de sinuca na casa da praia. uma daquelas oficiais, com caçapa de redinha, com tacos que “desrosqueavam”, com um jogo de bolas completo. coisa mais linda!
________e quantos e quantos jogos ali! no começo, sempre perdia para meu pai e meu avô. e com meu irmão travava batalhas épicas! aí, claro, quando a guriada vinha lá para jogar, eu e o fran sobrávamos, afinal, jogando todo dia em que estávamos na praia, alguma coisa deveríamos aprender.
______e até hoje temos essa ligação a esse jogo. vezemquando rumamos a alguma casa de jogo, ou a algum bar mesmo. não tem dessa. mesa grande ou mesa pequena, tâmo lá. ora eu sapeco umas vitórias seguidas nele, ora ele me deixa com cinco bolas na mesa. o jogo de sinuca leva muito em conta o aspecto emocional do jogador. é preciso concentração e segurança, caso contrário, não há jogada ou efeito que faça as bolas entrarem.
______bom, escrito tudo isso, não poderia deixar de dar aquela provocada no meu amigo fox. afinal, após umas semanas, voltei a bater o bolão nas demais bolas, a convite dele. acontece que ele me pegou num dia cheio de graça. até de olho fechado eu encaçapava. não deu outra. tivemos uma overdose de sinuca. vinte partidas. e um desempenho excepcional de minha parte: 15 vitórias minhas, contra míseras 5 dele. êlaiá!
______mas tá tudo tranquilo. o fox é um adversário à altura, e que sabe levar o jogo na brincadeira. aceita gozação, e sabe tirar o sarro. a maioria das vitórias foram no “preta a preta”, e, como bom perdedor que é, pagou a conta. e já estamos marcados, esse final de semana haverá mais um duelo. e eu sei que ele virá para jogar o fino da bola e me devolver a goleada. tô na espera. até já com a grana no bolso.
___________ítalo.

Um comentário:

Seu Fox disse...

estaremos lá, caro Ita.

desta vez oferecendo mais resistência.

pois é cara, sinuca é um jogo interessante, por esse lado. não tinha pensado nisso ainda.

bater um papo... sem, prejudicar em nada o andamento do jogo.

talvez seja o único que de pra fazer isso. talvez seja o segredo do sucesso.

ancioso pra sexta, até!

Seu Fox.