domingo, 1 de novembro de 2009

por isso...

é por isso que o futebol é paixão nacional. e mundial.
é por isso que o futebol empolga tanta gente.
é por isso que o futebol faz chorar e sorrir em tão poucos minutos.
é por isso.
_____
é por jogos como este cruzeiro x fluminense da foto.
é por jogos como o inter x botafogo de hoje.
é por jogos como o fla x santos de ontem.
é por isso. e por muito mais. muito mais que cada torcedor, apaixonado ou não, guarda consigo.
______
ontem, o bruno pegou dois pênaltis para o flamengo. dois pênaltis batidos pelo mesmo jogador, o paulo henrique ganso, do santos. o flamengo não jogou muita coisa, deu espaço pro santos, mas, limitadíssimo que é, o santos nem com dois pênaltis a favor conseguiu fazer um. e depois o fla ainda perdeu dois gols em que o adriano ficou cara-a-cara com o goleiro santista. num maraca com 80 mil presentes.
_____
hoje, o botafogo, quem diria, o botafogo, aquele time a quem tudo acontece, venceu o inter, em pleno beira-rio. o forte inter. o inter com um elenco de bom para cima. o inter que impõe medo no beira-rio, ou que impunha. o inter de quem todos esperavam muito neste ano, mas que custa a ganhar algo de fato. o inter que frustou seu torcedor mais uma vez. e o botafogo que fez algo em que pouquíssimos acreditávamos. o botafogo que fez até macumba, presumo, para segurar aquela vitória. vitória típica do bota.
____
e o que fez o fluminense, também hoje, foi algo extraordinário.
assisti ao primeiro tempo do jogo no mineirão, em que o cruzeiro abriu 2x0 e ainda perdeu um pênalti, bisonhamente cobrado para fora pelo wellington paulista. aí, resolvi ir caminhar com minha namorada nice e com meu maninho luigi, já presumindo um massacre azul-celeste.
pois, no que voltei da caminhada, resolvi ligar no jogo só pra ver quanto tava esse massacre, e, para meu espanto, com trinta e dois minutos do segundo tempo, o flu vencia por 3x2.
não acreditei. pensei que tavam passando reprise de um jogo antigo entre os dois. mas não. de fato, o fluzão virou espetacularmente para cima do bom time do cruzeiro, em pleno mineirão, com um segundo tempo impecável, e deixando claro a falta que o matador fred fez ao time nesse campeonato, nas rodadas em que esteve fora por suspensão e contusão.
____
e a pergunta que ficava em minha cabeça, enquanto assistia ao final do jogo, era: mas como é que pode? um time que faz o que o cruzeiro fez no primeiro tempo, e um time que se comporta como o flu no primeiro tempo, como pode em meia hora de jogo se inverter tudo?
___
é o futebol. assim é o futebol. essa caixinha de surpresas. assim é o futebol, que os torcedores não conseguem largar. assim é o futebol. o futebol que me fez ver outra dessas viradas espetaculares, como a do vasco (quando este tinha um time bom pra dedéu) contra o palmeiras, em 2000, pela mercosul, em pleno parque antártica, em que o time carioca virou para 4x3 após sair no primeiro tempo perdendo por implacáveis 3x0.
____esse é o futebol. o futebol que eu não consigo largar. o futebol que empolga milhões de pessoas mundo afora. o futebol que nos faz ver como a vida é: imprevisível.
______
ítalo.

Um comentário:

Franccesco disse...

Muitooo bem escrito, ficou show o texto!