sábado, 7 de novembro de 2009

óbvio


o óbvio se confirmou hoje.
subiu o vasco.
____
os comentaristas esportivos começam já a destilar o discurso ensaiado:
"é importantíssima a volta do vasco à divisão de elite do futebol brasileiro. pela história do vasco, por sua grandeza, pelos títulos conquistados, pelo tamanho de sua torcida que lotou o maracanã mais uma vez".
____
teve um que ainda falou assim: "até os mais fanáticos rubro-negros, tricolores cariocas e botafoguenses devem comemorar este retorno do vasco à série a".
_____
menos, batista, menos.
_____
quem fica feliz com a volta do vasco é o próprio torcedor do vasco. e só. e com razão. tem todos os motivos para ficar feliz. porque o torcedor inteligente percebe que a subida, e a possível conquista da série b, são consequência óbvias de uma mudança de atitude na organização e no andamento do futebol profissional no clube vasco da gama. um clube que hoje tem uma diretoria compromissada, coerente, que não troca os pés pelas mãos, que montou uma boa comissão técnica e um time, senão ótimo, ao menos bom e eficiente no maior propósito: subir.
____
objetivo alcançado, comemorações feitas, a coisa muda de figura a partir de agora. assim como aconteceu com o corinthians ano passado, agora é preciso montar um "time de série a". é preciso fazer frente aos rivais no campeonato estadual, é preciso ser competitivo outra vez.
___
infelizmente, não só para o vasco da gama, como para outros clubes (alguns reincidentes nisso), é preciso cair para a segunda divisão para então arrumar a casa. e o vasco fez isso. fez o óbvio. fez o que deveria ter feito. nada mais do que isso.
____
lotou o maracanã como há muito, na série a, não fazia. implantou a política dos sócios, organizou o departamento de futebol. jogou algumas partidas muito bem, outras nem tanto. subiu. ponto.
_____
comemore o torcedor vascaíno. mas com moderação, afinal, comemorar série b é como comemorar quando um tio seu sai da prisão: você fica feliz da vida, mas morre de vergonha de contar o motivo da felicidade.
_____
ítalo.

2 comentários:

Eduardo Silveira disse...

hahaha...
achei que só eu que usava ainda a expressão do "batista" ^^

bem, imaginava já que o vasco subiria
óbvio, como vc disse.
Agora...querer isso, não não...por mim ficava por lá. Não fez falta esse ano. ^^

Charles Gilberto disse...

Rendam-se a nação vascaína....
SALVE ROBERTO DINAMITE....até fora de campo ele continua fazendo golaços pelo VASCÃO....

agora é fazer a festa do título na sexta no Maraca com a nação vascaína....