segunda-feira, 30 de novembro de 2009

aposta no retrospecto

quem apostava que o são paulo fosse faturar mais um caneco, apostava pelo retrospecto dos últimos anos, e não pelo futebol atualmente apresentado pelo tricolor paulista.
______
o são paulo de 2006 e 2007 era bom, sim. o de 2007, nem se fala. dois times que vieram do sampa de 2005, ganhador da américa e do mundo. ou seja, uma sequência maravilhosa. um time ótimo, habilidoso, frio e eficiente ao extremo.
___
aí veio 2008, nova eliminação para time brasileiro na libertadores, começo irregular demais no brasileiro, e uma incrível arrancada e recuperação a partir do segundo turno, chegando a ficar invicto por 18 partidas. e, consequentemente, o título. um título em que ninguém acreditava, devido a diferença de dez pontos para o líder (o grêmio). mas veio, mas deu certo. mesmo com um time mais limitado, o sampa voltou a jogar com frieza e objetividade. sem encanto como fora nos anos anteriores, mas sabendo vencer.
____
então, este ano, o mesmo enredo: elimianação no paulista e na libertadores, princípio de crise, começo irregular no brasileiro. novo ingrediente: sobrou pro técnico, como sempre. veio ricardo gomes. demorou um tempo, e colocou a casa em ordem. o sampa começou a subir de produção e de lugar na tabela. até chegar à liderança, há quatro rodadas.
____
porém, dos últimos jogos, o único em que o são paulo de fato jogou e convenceu, foi contra o vitória, no morumbi. nos demais, era o time apático e sem graça do ano todo. e mesmo assim estava lá, líder, faltando apenas três jogos para acabar o campeonato.
_____
aí é que todos que acreditavam que o tricolor paulista iria faturar mais um título, assim acreditavam pelo retrospecto recente do time, pelas arrancadas de anos anteriores, pela eficiência que hoje não existe mais.
_____
deu no que deu. o são paulo de hoje é uma colcha de retalhos. não é um elenco. porque sentiu demais a ausência de seus jogadores. jogou desfalcado demais. e perdeu o foco. tomou 7 gols em dois jogos. fez 4. perdeu os dois, de virada. ou seja, nada daquele time frio e eficiente. e sim um bando em campo. uma apatia que incomoda a quem assiste.
____
ainda tem chances, ok, apesar de muitíssimo remotas. mas o fato é que o time não é mais aquele timaço de anos recentes. é um time que precisa se reforçar muito pra brigar por libertadores e brasileiro ano que vem. é um time, acima de tudo, que precisa parar de acreditar que seu histórico ganha jogo ou campeonato.
_ _ _ _ _
aproveitando, umas palavrinhas sobre o atlético-mg: eu escrevi aqui, há uns meses, repetidas vezes, que não botava fé no galo nem pra libertadores. que pra mim o time era limitado. que estava lá em cima por uma questão de arrancada, mas que não teria fôlego. não deu outra: quatro derrotas seguidas na reta final. e nem libertadores mais. não dá pra confiar em éder luís e diego tardelli, por mais que este seja um dos artilheiros. sumiu quando precisava aparecer.
confio mais no cruzeiro do que no palmeiras pra última vaga da liberta. as outras são de fla e inter (já garantidos) e do sampa, que vencerá o combalido sport, creio.
_____
ítalo.

2 comentários:

Anônimo disse...

são paulo já era, vc esta certo em suas observações! tá no fim da fila...

ah, tá todo mundo falando da apatia do corinthians... (que ocorreu). O flamengo ganharia de qualquer jeito, mas facilitaram. E vai ter apatia do gremio tbem. faz parte, é do futebol. seria melhor na raça...mas fazer o que.

duas perguntas, ítalo...uma informativa...o adriano joga? (pouco por fora...haha)
e outra... há quem diga que a diretoria do mengo deve contratar algum treinador (eles querem de peso) para trocar o Andrade, no sentido de que ele aguentou o tranco esse ano...mas deve ser trocado, e aí? opinião?

abraço! eu apareço ;)

ass: eduardo silveira
(anonimo, pois to logado em outra conta do blogger :D)

Franccesco disse...

São Paulo não joga faz tempo......Time de futebol sem graça, assim como sua torcidinha....