sexta-feira, 30 de outubro de 2009

o fator obina: de novo

"quando eu nasci, papai do céu apontou o dedo pra mim e disse: esse é o cara".
___
essa frase é do romário, todos sabemos. mas muito bem poderia ser dita por um jogador como o obina. não porque o obina seja arrogante como é o romário. não porque o obina seja matador como o romário. mas porque o obina é o cara, e pronto.
___
já escrevi aqui neste blog sobre ele (veja aqui). aliás, a existência deste blog deve-se, em parte, a ele (entenda aqui). o obina, pra mim, é a encarnação do lendário fio maravilha, atacante que iniciou carreira e jogou no flamengo na década de 60. é o cara que faz gols históricos ao mesmo tempo em que opera furadas homéricas. é o cara que corre de uma ponta a outra do campo para roubar a bola do adversário, ao mesmo tempo em que erra um passe de meio metro. é o cara. ponto.
______
então, quando nos deparamos com uma notícia como esta "obina marca três, dá passe de calcanhar, e palmeiras bate o goiás", há um susto inicial com um misto de euforia e incredulidade. e ainda quando assistimos aos lances do "homi", aí a perplexidade é das maiores.
______
gosto do obina. gosto da figura que é o obina para o futebol brasileiro. de todo o empenho dele, de todo esforço em ser útil ao time, das atrapalhadas dele, da humildade em reconhecer suas limitações.
____
o torcedor brasileiro gosta do obina. justamente por essas características dele: pela "ruindade", pelos lances esdrúxulos, mas pelo esforço, pelo carisma, pelos fatos que acontecem somente com ele, como, por exemplo, arrebentar em jogo a cada seis meses, mais ou menos.
____
obina colocou o palmeiras de novo na liderança, tomada provisoriamente pelo são paulo na quarta-feira. a torcida palmeirense agradece de joelhos a ele. o momento de vencer, para o clube, era este, ou o campeonato poderia ir pelo ralo. e justamente nesse momento crítico, substituindo o titular e milionário vágner love, obina entra e rouba a cena.
____
por essas e outras que ele é o cara!
_____
ítalo.

3 comentários:

Ubiraci disse...

Dá-le Obina! Não assisti o jogo mais como um bom torcedor fui logo cedo procurar notícias do jogo do meu time de coração e fiquei surpreso com a vitória pois já estava desacreditado e mais surpreso com o Obina ter arrebentado no jogo, pois não vinha acertando mais do que as traves nos últimos jogos e perdendo gols feitos... Tomara q continue assim, para a alegria dos palmeirenses, e tristeza de outros.
O Obina desencantou, tava hora, e como vc mesmo disse Íta, ele é o cara.

Eduardo Silveira disse...

Assino embaixo.
Ele é bem isso..um ótimo jogador.
Mesmo sendo destrambelhado.
No flamengo, o pessoal confundia o fato dele estar fora de forma dizendo que ele não jogava nada. Claro que joga! Taí, ó.

Charles Gilberto disse...

Acho o Obina sofrível...mas tenho que dar a mão a pamatória...que junto com o cometa Harley encanta em algum momento....e no jogo contra o coringão...o muricy tira o Obina e deixa em campo e não menos sofrível....Vágner Love...nenhuma finalização no jogo todo....tbem o que esperar de um jogador com um "nome" desses....Salve Ronaldo Fenômeno...esse é o cara
abraço
Charles