domingo, 11 de outubro de 2009

fran no meio da raça



antes do jogo começar, mandei uma mensagem pro fran: "a mãe quer saber quem é esse negão do teu lado!". zoando com ele, como se o tivesse visto na tv. aí ele me respondeu dizendo que tava no meio da raça, e que já tava rouco, antes da bola rolar.
_______
assistir a um jogo no maraca, com sessenta mil pessoas, já é de uma emoção ímpar. no meio da raça, então, é de chorar. ah, eu enloquecia lá. e acho que foi o que ele fez mesmo!
_______
e, além do mais, assistiu a um jogo pra lá de emocionante. coisas que só acontecem com o flamengo mesmo.
______
escrevi aqui, antes do jogo: se o sampa quiser, liquida. se dormir no ponto, já era. não deu outra. jogou nada o time do são paulo. nada vezes nada. quero ver um me dizer que o são paulo jogou alguma coisa. foi dominado. jogou com apatia, com sonolência, com lerdeza. mereceu perder. da mesma forma que o flamengo mereceu ganhar porque jogou com o que o são paulo não jogou: brio, vontade, luta, entrega, esforço.
_____
tecnicamente, são duas equipes que, hoje, contando miranda e adriano, equivalem-se. e o que definiria o jogo seria mesmo o empenho dos dois times. e o flamengo, desde o começo, tomou conta. corria, chutava, cruzava, criava inúmeras situações. e o são paulo se limitava a marcar e a errar as saídas de bola.
____
até que o dagoberto descola um lançamento primoroso para o hernanes, que, com um toque, dribla o atrapalhado bruno, e marca. golaço. de marca maior. gol de inteligência dos dois jogadores do são paulo. de burrice do zagueiro e do goleiro do flamengo.
______
o jogou não mudou nada, além do placar. o são paulo continuou não acertando um passe, só se defendendo, contando com um rogério ceni inspiradíssimo. tomou pressão até o término do primeiro tempo.
_____
veio o segundo tempo e o panorama não mudou.
____
seria a maior injustiça o resultado ficar daquele jeito. mas, como em futebol justiça nem sempre existe, era possível que isso acontecesse.
_____
era, até que o jorge wágner errou o tempo da bola e derrubou o toró na área. pênalti. e não se discute. deu o toco no toró e pronto. chegou atrasado. dormiu no ponto, como todo o time dormia, com exceção do rogério c, que pegou mais bola ainda no segundo tempo, mesmo tomando dois gols.
_____
o pet bateu e o rogério fez excelente defesa. só que, não se pode negar, adiantou-se. "ah, mas todo goleiro se adianta", dirão alguns. ok. mas a regra deixa claro que isso não é válido. então, se todo goleiro se adianta, é porque todo goleiro erra ao fazer isso. e o juiz/bandeira que não manda voltar numa situação dessas, erra também. ou seja, o erro não foi do bandeira, do goleiro, ou do batedor. o erro é nessa regra ridícula. onde já se viu o goleiro ter que ficar parado debaixo do poste para pegar um pênalti? não vai pegar nunca, nunca! a regra deveria liberar um passo para os goleiros. mais do que isso já seria demais.
_____
enfim, o fato é que o pet não tem nada a ver com isso. bateu de novo. e aí mostrou o que é ser um jogador experiente. tremeu? nem um pouco. bateu com a maior categoria que lhe cabe. gol lindíssimo. e o placar se tornava um pouco mais justo, mas não muito ainda, pelo que acontecia em campo.
_______
aí o jogo, de fato, mudou. aí o são paulo resolveu jogar futebol mesmo. mas criou uma mísera chance. no minuto seguinte. e o hugo desperdiçou um gol na cara do bruno. e só. depois, o são paulo ficou girando a bola, lançando, invertendo, mas sem nenhuma objetividade. enquanto via o flamengo cada vez mais perigoso nas roubadas de bola e nos contra-ataques.
_____
resultado: a virada se concretizou. num passe genial (coisa de gênio mesmo, de quem sabe tratar a bola com carinho), pet deixou o zé roberto na cara do gol. pra mim, o rogério ceni saiu mal, dando todo o gol pro zé tocar de lado e sair pro abraço. era a confirmação de um resultado, ali sim, justo.
_______
depois, quem esteve mais perto do gol foi o flamengo, nos contra-ataques. o são paulo mostrou uma fragilidade imensa em crial algo perigoso. uma apatia temerosa. mostrou que não mereceu nada além da derrota.
________
um jogo que exigiu bastante dos torcedores. um jogo eletrizante (muito devido à pressão exercida pelo flamengo).
______
venceu quem assim quis. perdeu quem se portou dessa forma.
______
e os dois times continuam fortes na briga pelo g-4. mais o sampa que o fla. mas que ninguém duvide de que o flamengo chegue lá e fique. e que ninguém duvide de que o sampa não encoste no palmeiras, ainda mais se o porco tropeçar de novo.
_______
o fran certamente voltará de lá com fotos, vídeos, e muitas histórias. momentos marcantes assim precisam ser compartilhados. é alegria contagiante.
_______
ítalo.

2 comentários:

Anônimo disse...

A nice Diná acertou de novo...
a gnt indo pra rodoviária ela vira e fala..
2x1 pro Flamengo de virada...

eu to começando a fica com muitoo medo!
HAHAHHA

camila

Franccesco disse...

HAHAHAHAHA!
Que bom que ela disse isso, pois eu tbem não viajaria 30 horas (ida e volta), pra ver o mengão perder né....Qdo vou é pra ganhar...
Foi tão quão emocionante que uma final!
AbraçoO!!!