sábado, 5 de setembro de 2009

clássico é clássico


e vice-versa, diria o jardel, ex-jogador do grêmio.
______
brasil e argentina é sempre brasil e argentina. e vice-versa.
________frases clichês. óbvias.
_______
por tudo o que representam no futebol mundial, por tudo o que já conquistaram (o brasil mais do que a argentina, só para cutucar), por serem dois países vizinhos, este confronto é inigualável.
_______o que o clássico deste sábado apresenta aos torcedores? em que condições ele será realizado? devem ser estas as perguntas a conduzir conversas sobre o jogo.
______então, diante disso, deparamo-nos com o seguinte:
_____1. uma seleção com situação confortável para se classificar à próxima copa do mundo (brasil). e uma seleção com a corda no pescoço, em quarto lugar, precisando muito da vitória para não correr o risco de ficar de fora do mundial (argentina).
_________2. uma seleção entrosada há mais de um ano, que mantém sua base e seu treinador, este que deu um estilo de jogo muito próprio ao time, muito equilibrado e seguro, na defesa e no ataque (brasil). e uma seleção com técnico ainda recente, e que ainda não encontrou um bom futebol, que está num período ainda de se organizar, de se entrosar (argentina).
________3. o jogo será em rosário, na argentina. estádio do tipo caldeirão, em que o torcedor funga no cangote dos jogadores. por mais que os jogadores sejam muito experientes, dos dois lados, é um fator que conta, sim. mas que não determina nada, não.
__________4. duas seleções com jogadores que desequilibram. kaká, robinho, luís fabiano, adriano, julio césar, daniel alves e maicon, felipe melo (brasil). messi, aguero, tevez, verón, heinze, mascherano (argentina). jogadores experientes, rodados, o que engrandece ainda mais o jogo.
________5. diante disso: a seleção brasileira vai com certo favoritismo, sim, pelo momento que vive, pelo grupo que apresenta, e pelo futebol que tem jogado. significa que vai ganhar? não é bem assim... meu palpite é de que ganhará, sim. mas não asseguro isso com muita convicção, não. “los hermanos” são perigosos e podem surpreender.
_________6. consenso: espera-se um grande jogo! o que não significa que ele acontecerá, de fato. Também pode ser que se torne um jogo amarrado e chato. mas a primeira possibilidade é a que eu imagino acontecer.
________7. resta-nos acompanhar. e depois lançar pitacos.
________ítalo.

Nenhum comentário: