sábado, 29 de agosto de 2009

vira-casaca

tava eu lendo a folha de são paulo de sexta, e lendo o ótimo xico sá, no caderno de esportes, quando me deparo com um nome: victor da rosa. pensei: mas eu conheço um victor da rosa. e continuei a leitura. aí o xico cita um dizer do victor que eu já tinha ouvido. e, por fim, cita o blog do victor. aí cheguei à conclusão: o victor da rosa citado pelo xico é o victor da rosa que eu conheço e com quem troco alguns e-mails.
_______
avisei o victor disso. ele gostou bastante de saber, claro, e colocou no blog dele.
_____
eu fui atrás do texto do xico. mesmo não sendo assinante da folha, consegui (truques, truques...).
____
segue o texto, de leitura pra lá de agradável!
________
"Triste drama do vira-casaca
__
por Xico Sá
______
AMIGO TORCEDOR , amigo secador, o Pereira estava mais angustiado que o goleiro na hora do gol, para lembrar a música do misterioso Belchior, quando ela deu pinta na área, Monalisa suburbana, shortinho e miniblusa, e disse, covinha no queixo, "aceito".
Pereira, chapa das antigas, trocou os panos, largou o serviço e conduziu a moiçola ao melhor quilo do bairro. Sim, fez uma presença, tim-tim, olhos nos olhos, na moral e na catega. Era o homem mais feliz do mundo, me desabafa aqui o sujeito, até o momento em que a deusa da sua rua lembra de um trato, promessa de bêbado: o amigo pretendente havia dito que, por ela, só por ela, viraria até a casaca, mudaria de time.
Pereira cantava a Verinha desde a introdução dos pontos corridos no Brasil, mas nunca havia exagerado dessa forma, jamais aplicara 171 do gênero. Logo ele, na sua irrevogável condição de são-paulino.
Futebol para a moça é coisa séria, palmeirense cuja pele ítalo-nordestina recebeu a clorofila do verde ainda no berço. Não é daquelas torcedoras de farra ou bissexta.
Justamente na semana do clássico, me conta aqui o Pereira, que sinuca. "Sonho com a Verinha desde que me tornei homem", suspira. "Que diabos de promessa de jerico", pragueja o desalmado garçom, no seu botequim da Vila Pompeia.
Achei que fosse graça do amigo, no que Euvaldo, seu colega corintiano do mesmo estabelecimento, comprova a agonia do rapaz. Moram na mesma freguesia, o Rio Pequeno. "A maluca fez até aposta com as amigas que faria Pereira mudar de time por causa dela", conta.
É, bem sei, promessa de bêbado é uma desgraça, pior ainda em semana de São Paulo x Palmeiras, como neste caso. O que você, amigo, faria? Fingir que mudou de clube para ficar com a mulher dos sonhos, a deusa-mor do bairro? Não cola. Verinha promete ficar na patrulha, de olho.
Amigo, vi a foto de Verinha no celular do Pereira. Coisa de cinema mesmo. Parece a Rose de Primo, você lembra? O drama de Pereira não foi resolvido a esta altura, mas faz a gente refletir sobre o vira-casaca, esse raro personagem no mundo macho. Conhece algum? O leitor Victor da Rosa, em mensagem ao cronista, assume a metamorfose ludopédica e diz que o vira-casaca é um pobre diabo, um problema social, um injustiçado: "Trair time de futebol por aqui é pior do que trair o país ou a mulher mesmo".
Victor começou a torcer pelo Inter, gamou no Palmeiras de Valdivia e agora está de paquera, quase namoro, com o Avaí da sua Florianópolis. "Vira-casacas, saiam do armário!", faz campanha no seu blog "Notícias de três linhas".
Eis aí, caro Pereira, o incentivo de um destemido brasileiro. O vira-casaca existe e assume na buena. O cara só não admite, confessa, torcer por três agremiações: Grêmio, Flamengo e São Paulo.
Força, amigo, esqueça a pressão da rapaziada, esqueça o machismo e até aquela frase que lhe disse um dia: homem que é homem muda de sexo, mas não muda de time.
Força, Pereira, decida pela moça ou cante comigo, no próximo chope, aquela do João Bosco e do Aldir Blanc: "Eu aprendi que a alegria/ De quem está apaixonado/ É como a falsa euforia/ De um gol anulado".
___
ítalo.

2 comentários:

Anônimo disse...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

Anônimo disse...

Cool blog I loved reading your information

[url=http://partyopedia.com]birthday supplies[/url]