sexta-feira, 7 de agosto de 2009

resultados e pitacos 17a rodada

primeiro, os resultados: (para saber mais sobre os jogos, basta clicar sobre eles)
_____
cruzeiro 0x2 atlético-pr
são paulo 3x1 botafogo
coritiba 0x1 santos
goiás 3x2 flamengo
náutico 1x0 corinthians
avaí 1x0 santo andré
palmeiras 1x1 grêmio
barueri 4x0 vitória
fluminense 5x1 sport
_______
agora, os pitacos:
______
* quatro acertos. na média.
______
* este é um campeonato equilibradíssimo. pena que equilibrado por baixo, em que não há grandes times, nem grandes elencos. há os que se sobressaem um pouco, mas alguns jogos servem de exemplo para tal equilíbrio.
________
* dificilmente um time despontará na frente. o palmeiras, quando poderia fazer isso, empatou com o grêmio em casa. um grêmio que não aprendeu ainda a jogar fora, mas que arrancou um ponto no palestra.
______
* o luxemburgo tá mesmo tirando leite de pedra. venceu o coxa, fora. conseguirá, ao menos, uma boa campanha com esse time do santos. não mais que isso. e o coxa segue seu calvário.
_______
* o são paulo é o maior exemplo de como jogador de futebol é suscetível à troca de técnico. não se discute a competência do muricy ramalho, mas, com aquele grupo, não dava mais. agora é que surgem reclamações da forma como o treinador tratava os jogadores. saturou a relação. chegou o ricardo gomes e, após algumas rodadas para conhecer o elenco, encaixou as peças, e o time já contabiliza quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. e tem tudo para seguir nesse ritmo. o são paulo é o clube, nos últimos anos, que mais tempo sabe ficar sem perder. e tá cedo pra dizer que tá longe do título, justamente porque não há nenhum time com capacidade de disparar na ponta.
___
* o cruzeiro é o maior exemplo do complexo de inferioridade que abate o futebol brasileiro. e agora eu não confio muito mais nesse time, não. o wagner foi embora, e o kleber talvez vá (além do ramires, que já foi). ainda é capaz de sobrar para o ótimo adilson batista. no futebol brasileiro é assim. ser vice da libertadores é o mesmo que nada. aí o time deprime e deixa de jogar no campeonato nacional. ter um calendário na contramão do futebol mundial dá nisso também (é só olhar pra tabela e ver a bagunça de vários times com jogos a menos devido a campeonatos paralelos – alguns campeonatos, ainda, incompreensíveis, como esse título conquistado pelo inter no japão. isso é hora de se disputar algo dessa relevância???).
_______
* e o corinthians é o exemplo de um quebra-cabeça sem as peças chaves. é o modelo flamengo-2008. é possível que se mantenha na parte de cima, mas brigar pelo tríplice coroa, como poderia brigar com o elenco que tinha há três semanas, acho difícil. é o retrato da falência dos clubes brasileiros, que precisam vender seus melhores jogadores para se manter.
____
* o atlético-pr alcançou duas vitórias seguidas. o barueri se recuperou goleando o vitória, que agora soma três derrotas. o santo andré perdeu mais uma, enquanto o avaí ganhou mais uma. e essa gangorra continuará até o final do campeonato. não será surpresa se daqui a pouco os da parte de cima da tabela despencarem, e com os da parte debaixo acontecer o inverso. campeonato nivelado por baixo é assim mesmo.
_____
* o goiás desbancou o avaí em sequência de vitórias. tem um bom time, mas não vejo elenco pra se manter no topo como está agora. nem com a chegada do fernandão. apesar do grosseiro erro do árbitro no segundo gol goiano, o flamengo não fez por merecer uma vitória. o empate seria o mais justo. e quando um jogador de trinta e seis anos se torna a solução para um time (caso de petkovic no flamengo) é porque a coisa ta errada pra caramba. o gringo entrou bem, fez um belo gol, mas não tem fôlego para um jogo todo, nem para resolver todo jogo num campeonato assim longo. o que significa que o buraco para o fla é muito mais embaixo.
_____
* o do buraco quem saiu, finalmente, foi o flu. e lá deixou o sport, que, desde a eliminação para o palmeiras na libertadores, entrou em coma e não mais saiu. é difícil ainda prever um flu competitivo na parte de cima. mas a vitória traz ao menos um ar mais leve para se respirar por uns dias.
_____
ítalo.

Nenhum comentário: