quarta-feira, 12 de agosto de 2009

pitacos 18a rodada

primeiro, os resultados. (para saber mais sobre os jogos, basta clicar sobre eles)
_________
santos 2x2 avaí
botafogo 0x1 atlético-pr
náutico 2x1 santo andré
flamengo 1x0 corinthians
vitória 2x2 fluminense
são paulo 3x1 goiás

coritiba 1x3 cruzeiro
barueri 1x0 grêmio
internacional 3x0 sport
atlético-mg 1x1 palmeiras
_______
agora, os pitacos:
_________
* 6 acertos. ando de bem com a bolinha... de cristal.
_____________
* “esse avaí faz coisas”, diz o miguel livramento, comentarista de futebol em santa catarina, e avaiano fanático. e, de fato, esse avaí vem fazendo coisas nesse brasileirão! além das cinco vitórias seguidas, são agora oito jogos invictos. e, perdendo na vila belmiro para o santos, por 2x0, em cinco minutos empatou o jogo, e ainda teve a chance de virar. ficou bom o resultado. é, agora, sétimo colocado. saiu da lanterna para chegar onde está. brilhante recuperação. e insisto: tomou atitude de gente grande ao manter o técnico silas. e o santos... vai e volta, vai e volta. não embala. e assim creio que ficará o campeonato todo. sem elenco, não dá.
__________
* diz outro ditado assim: “há coisas que só acontecem com o botafogo”. é. o que dizer da briga pelo pênalti perdido pelo andré lima? quem foi que disse para o andré lima que ele é goleador? só sabe jogar no botafogo (e olhe lá). por onde passou, pouco ou quase nada fez. e ainda quer bater pênalti, tendo um lúcio flávio no elenco? o botafogo e a síndrome do peter pan. não cresce nunca. seja por medo, seja por incompetência. agora caiu o ney franco. demorou pra isso acontecer. é um técnico, a meu ver, bom. e ponto. nada de extraordinário. sujeito calado, jeito mineirinho de ser. sinto faltar vibração nele. e ainda dirigindo um time sem vibração nenhuma como é o bota, não teria como dar certo mesmo. ney foi para o coxa. chegou ao bota estevam soares, que saiu do barueri para pegar essa pedreira. estevem é enérgico. pode ser que acenda um pouco o tima da estrela solitária. e o atlético-pr ganhou a terceira seguida, a segunda fora, com aquele time limitado. o bandeirinha anulou gol legal do bota, e validou o gol ilegal do atlético. assim é o futebol...
____________
* como eu imaginei, o náutico subiu, e o santo andré continua descendo. dois times dos quais não se pode esperar muito, não. jogarão para não cair, pelo que até agora apresentaram.
__________
* o corinthians continua ladeira abaixo. são seis jogos sem vencer. tudo conspira contra: venda de três jogadores importantíssimos (andré santos, cristian, e douglas), e contusão de outros, também importantíssimos, como alessandro, ronaldo, jorge henrique, e souza (este, banco). o edu chegou, mas, até engrenar, levará tempo. enquanto isso, o time vai jogando um futebol sofrível. não há um mínimo de inspiração. escapou de tomar mais do flamengo.
_________
* flamengo que venceu, ponto. mas que também tá apresentando um futebol difícil de engolir. pelo menos há vibração, há vontade. pelo menos nesse jogo houve. e o adriano, apesar do gol, cansou de perder chances. não era dia. e ainda assim fez o da vitória. e agora é artilheiro do campeonato. e nem tá em plena forma ainda. promete. tem potencial para voltar à seleção. resta saber se sua própria cabeça o guiará a isso. o kleberson ninguém sabe o que faz em campo. mostra a síndrome da camisa amarela, que já abateu outros jogadores. e olha que já tem experiência de copa do mundo. agora, naquele amistoso inútil, machucou-se e ficará tempão fora. pode ser que volte melhor. mas quanta inutilidade um amistoso daquele do brasil! só serve pra isso, pra machucar jogador. e a entrada do petkovic como titular mostra que não dá, que ele só aguenta um tempo. não tocou na bola no segundo tempo. bem fez o andrada em substituí-lo. mas insistir com o zé roberto é dose!
__________
* o vitória continua pra baixo. agora só empatou em casa contra o fraco flu que, a meu ver, jogará o campeonato todo para não cair. e não sei se escapa, com esse time limitadérrimo. ao vitória voltou o mancini, que há seis meses saira de lá. em que outro campeonato do mundo acontece essa dança dos técnicos? só aqui, nessa dinâmica do curto prazo do brasileiro (do ser humano brasileiro, refiro-me, e não do campeonato).
________
* e o campeonato vai perdendo sua graça...(é claro que estou sendo irônico ao dizer isto). quinta vitória seguida do são paulo. são seis pontos para o líder palmeiras. e um turno inteiro pela frente. e a volta do rogério ceni tá confirmada (lembrando que o time caiu monstruosamente de produção após a contusão do seu goleiro titular). o goiás perdeu, após seis vitórias seguidas. pode ser que ainda se mantenha na parte de cima por um tempo. mas não tenho certeza de que ao final do campeonato figurará por lá, não.
_________
* o cruzeiro enfim venceu. e o coxa segue seu calvário. tá feíssima a coisa pelos lados do couto pereira. demitiram o renê simões que, com um time razoável, fez uma campanha horrível. faltou algo ali, sim, de química entre treinador, time e torcida. não sei se o ney franco dará conta de fazer esse time subir muito de produção, não. talvez o livro do rebaixamento. mas é o que havia no mercado. paciência... é trabalhar duro. e o cruzeiro tem um turno todo pra se recuperar. já não tem mais aquele elenco que o levou à final da libertadores, mas tem um time muito melhor do que muitos dos que estão à sua frente.
________
* o barueri voltou a vencer em casa. é forte na arena barueri esse time. mas não sei se irá se manter no bloco de cima até o final da competição, não. ainda mais agora sem seu treinador. tem que ver como o time irá se comportar sob um novo comando. e o grêmio, de fato, fora do olímpico é uma calamidade. terminou o turno sem vencer fora (jogará a última partida em casa contra o flamengo). iguais a ele fora de casa, só flu e sport, os dois últimos.
________
* o inter confirmou que está na briga pela parte de cima da tabela. tá certo que não fez mais do que a obrigação ao vencer o sport, lanterna, em casa. venceu e convenceu. aos poucos vai re-encontrando o futebol do começo do ano, que enchia os olhos, e que empacou após a perda da copa do brasil. tem elenco pra se manter na parte de cima e brigar pelo título. a chegada do edu foi uma boa contratação para dar mais qualidade ao ataque, após a perda do nilmar. e o sport, com ou sem o leão, não engrena. vai jogar pra não cair. isto se conseguir...
________
* atlético e palmeiras fizeram um bom jogo. bem movimentado. ficaram no empate. marcos falhou no gol do atlético mas depois pegou um pênalti. bom para o palmeiras, que agora está quatro pontos a frente do próprio atlético e do goiás, e tem time para se manter. e tem técnico para isso também. acredito no palmeiras brigando pelo título. com o inter. mas o atlético tem um jogo a menos, contra o inter. e o inter ainda tem outro jogo a menos, contra o santos. ou seja, terminará o turno com times com jogos a menos. é a bagunça inerente ao futebol brasileiro e ao seu calendário desorganizado ano após ano. a meu ver, o atlético ter permanecido um turno inteiro na parte de cima da tabela já é uma façanha. não acho que ficará entre os quatro.
______
* enfim, depois de quatro dias, eis que a rodada tá atualizada. à vontade para pitacos. com moderação.
_______
ítalo.

Nenhum comentário: