segunda-feira, 24 de agosto de 2009

o futebol carioca...

... cava ainda mais o fundo do poço. dos quatro grandes, só falta o flamengo jogar a segundona. os demais já estiveram lá. há quem até já conheceu a terceirona. e há quem pode passar pela segundona outra vez. e a cada ano é a mesma história. e sobre o flamengo, eu e o pai somos da mesma opinião. não ouvimos ninguém falar nisso, não sei se por medo ou por descrença, mas o flamengo somente se organizará como clube de futebol quando cair. tão aí exemplos de corinthians, vasco, palmeiras, grêmio, atlético-mg. flu e bota não são exemplos nisso, não, porque caíram não faz muito tempo, e a cada campeonato praticamente jogam pra não cair. mas ao menos no ano seguinte ao que retornaram à divisão de elite, estavam mais organizados.
________diz matéria do globo.com: “clubes cariocas igualam recorde negativo de jejum de vitórias no brasileiro”. o último a vencer foi o flamengo, há três rodadas, contra o corinthians, no maraca. o flu não ganha há quatro jogos, e antes disso já ficara treze jogos sem vencer. e o bota há cinco não vence. e tá aí: flu em último, bota em antepenúltimo, e o fla somente a seis pontos do z-4. jogarão, os três, para não cair. e um pelo menos vai trocar de lugar com o vasco, acredito.
________não acho que o fla caia. tem mais elenco que os demais. o detalhe é quando poderá utilizar tal elenco. são ao menos dez jogadores afastados. e quando voltam três, saem mais três. é uma quantidade absurda de garotos em campo. é claro que não vai dar certo. diz o ditado que craque o flamengo faz em casa. fazia. essa guriada que tá aí é fraca demais. e ainda tá sendo lançada ao fogo, por falta de planejamento do clube.
_______o flu é o clube em situação mais desesperadora. os próprios jogadores e comissão técnica demonstram abatimento e falta de saída. e o bota é aquele negócio, há coisas que só acontecem a ele. tanto para o bem, quanto para o mal (com maior ocorrência para a segunda opção). ah, e claro, o vasco, que esse ano tá pagando os pecados por uma administração furada do eurico miranda, que antes roubava mas montava bons times, e que ao final de sua gestão continuou roubando só que formando times horríveis. tanto que o clube não sabe o que é ganhar um título qualquer desde 2003, quando ganhou um mísero carioca.
________então, como se pode ver, tá linda a cara do futebol do rio de janeiro perante o país! e se me perguntassem o que deveria ser feito, eu diria, sem pestanejar: fecha tudo, faz começar lá do começo mesmo, lá de baixo, tudo de novo, só que de forma organizada, ou seja, como empresa, não como clube de futebol, onde a politicagem rola solta e quem mais sofre são os torcedores, que nada podem fazer, e que ainda são cobrados a incentivar bandos como são esses times.
________o ano de 2009 será somente mais um ano de lama para o futebol carioca, porque ganhar série b não é motivo de orgulho para quem já ganhou quatro vezes série a. vejam bem: mais um ano. e sabe-se lá quantos mais virão...
______ítalo.

Um comentário:

Vanessa disse...

Olá, desculpe o atraso em aparecer para agradecer a visita no Fio. Olha, nem fale na campanha dos cariocas na série A. É o retrato de administrações fracas e falta de planejamento. Posso falar pelo meu time de coração , o Flamengo que simplesmente deixa os jogadores fazerem o que quiserem, eles podem brigar com o técnico , xingar a comissão e nada de punição. Jogam como querem e dá no que dá. ô tristeza.

Abraço