sexta-feira, 31 de julho de 2009

pitacos da rodada

primeiro, os resultados da 15a rodada do brasileirão 2009.

coritiba 2 x 2 botafogo
náutico 1 x 2 santos
internacional 3 x 2 barueri
goiás 3 x 0 atlético-pr
cruzeiro 1 x 0 sport
santo andré 1 x 1 corinthians
palmeiras 1 x 0 fluminense
flamengo 3 x 1 atlético-mg
são paulo 2 x 1 grêmio
avaí 4 x 0 vitória
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
agora, alguns pitacos:

* acertei 5 palpites. ótima porcentagem!

* o botafogo, por mais que façamos uma força para torcer, não dá. de novo deixou de ganhar no finalzinho do jogo. assim foi contra flamengo, contra náutico, quase contra o inter, e agora contra o coxa.

* náutico e fluminense parece que estão disputando o troféu de "quem fica mais rodadas sem vencer". agora o time dos aflitos vai ao maracanã enfrentar o fla, enquanto o flu faz um jogo de vida ou morte contra o atlético-pr, na baixada.

* o andrezinho, do inter, parece tá treinando falta pra dedéu.

* se fosse pro dunga ter levado um atacante atuando aqui no país, que levasse o kleber, do cruzeiro, e não o tardelli. o kleber, mais uma vez, decidiu o jogo. o tardelli, mais uma vez, apanhou da bola.

* o corinthians acho que vai levar um tempo pra se arrumar com esse novo time. perder jogadores titulares é um baque danado. agora pegará o embaladaço avaí, que, para minha surpresa, alcançou a incrível marca de cinco vitórias seguidas. merece esse time. e o silas também. profissionalismo é isso. na lanterna, mantiveram o experiente e competente treinador. tem tudo pra figurar do décimo lugar pra cima até o final do campeonato.

* o atlético-mg, continuo acreditanto, vai descer a ladeira. não vejo esse time com elenco pra se manter onde tá. são duas derrotas seguidas. jogando mal. poderia ter levado mais do fla.

* o palmeiras é líder e é o time mais organizado no momento. tem tudo pra se manter assim, já que conta com um baita treinador pra dar sequência ao trabalho bem feito que já existe pelos lados do parque antártica.

* o são paulo dá mostras de que tá se reorganizando com o competente ricardo gomes. é cedo ainda pra levar a sério o canto "o campeão voltou", mas, pelo histórico dos outros anos, já assusta. resta saber até quando os jogadores são paulinos continuarão afim de jogo.

* e o grêmio, de fato, não sabe jogar fora.
_ _ _ _ _ _ _ _
amanhã, aqui, os palpites da 16a rodada.

o espaço é aberto para chutes de todos os lados.
com moderação, claro.

ítalo.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

palpites da rodada

uma das coisas mais legais do futebol, eu acho, é que todo mundo palpita, seja sobre resultados, sobre times, sobre jogadores, juizes e técnicos (principalmente estes últimos dois). por isso que este esporte é essa paixão mundial. não é preciso ser estudioso em nada para meter o bedelho. claro, um pouco de cultura não faz mal a ninguém ao formular opiniões...
sendo assim, não posso deixar de meter meu bedelho nos jogos que acontecem por aí, mais especificamente no futebol do nosso país tupiniquim. então, agora em época de brasileirão, sempre antes das rodadas vou lançar aqui meus palpites, baseados pura e simplesmente no meu achômetro. e espero, com sinceridade, nunca acertar todos os jogos, ou a grande maioria deles, pois o futebol é uma das ciências mais inexatas que existem, e os jogadores e juízes são os sujeitos mais imprevisíveis (nem os políticos são tanto, já que estes só fazem uma coisa: tripudiar da nossa cara).
sintam-se, meus três ou nove leitores, à vontade para dar seus chutes aqui também!
o espaço é sempre aberto!
com moderação, claro.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
15a rodada do brasileirão 2009:
coritiba x botafogo (coxa: o coxa tem sido forte em casa. e o bota é um deus nos acuda!)
náutico x santos (empate: dois times sofríveis)
internacional x barueri (empate: inter tá bambo. barueri gosta de surpreender)
goiás x atlético-pr (goiás: o time do atlético é medonhamente medonho!)
cruzeiro x sport (cruzeiro: tá em recuperação. sport perdeu o técnico)
santo andré x corinthians (empate: o corinthians vai ter que se acostumar com um novo time que tem agora. o santo andré, quando pensa que vai, volta, e vice-versa)
palmeiras x fluminense (palmeiras: é o que melhor tem jogado no momento. já o flu...)
flamengo x atlético-mg (flamengo: tem a chance de embalar. o atlético tem a chance de descer de vez)
são paulo x grêmio (empate: o são paulo ainda é incógnita. o grêmio ainda não sabe jogar fora)
avaí x vitória (empate: o avaí tá subindo e é forte em casa, mas não acredito na quinta vitória seguida. o vitória tem jogado bem, e tem bom time).
se eu acertar um, tô bem feliz :)
ítalo.

terça-feira, 28 de julho de 2009

o quêêêê????

eu não pretendia escrever nada hoje aqui no blog, não. tava matutando os jogos da próxima rodada do brasileirão pra lançar pitacos aqui, mas somente amanhã.
porém, eis que, ao abrir o site do globo.com, deparo-me com a manchete: "dunga chama diego tardelli" (aqui).
não pode.
não pode. e não acredito.
liguei pro meu pai na hora, o meu acessor para assuntos futebolísticos. indignação dupla!
aí ele me lembrou de algo que conversamos no último final de semana, enquanto assistíamos a trechos do jogo atlético-mg e fluminense: o diego tardelli vai ser vendido pelos gols que tá fazendo no brasileirão, ok. mas é porque os empresários de certo nunca viram um jogo inteiro dele. é o típico jogador-de-dvd, que é vendido pelos gols campactados em um arquivo de vídeo.
e, como o tardelli, há tantos outros que alcançam o estrelato dessa forma. e a mídia dá destaque a eles ainda.
agora, chegar ao ponto de ser convocado?! aí é dose! e olha que tô gostando do trabalho do dunga e do jorginho na seleção. acho que o time está com uma cara própria, com um estilo de jogo, com marcação boa, e com o talento de jogadores-chaves, desde o goleiro ao atacante, passando pelo meio de campo, laterais e zagueiros. menos mal que dessa vez, pelo menos, o lateral kleber não foi chamado. aquele dá sono ver jogar, tamanha displicência e apatia.
é claro que o tardelli não foi convocado para ser titular. mas, sendo um amistoso, é muito possível que entre em campo. é preferível nem ver. diego tardelli com a camisa da seleção só pode ser delírio dos mais cruéis. o cara é tão perna de pau quanto o obina! com a diferença de ser magérrimo, enquanto o baiano é mais "forte", digamos assim. ambos são excelentes articuladores de contraataques para o time adversário. e não conseguem dar um drible sem tropeçar na bola ou nas próprias pernas. já pensou que dupla? tardelli e obina!! (é, nem precisa pensar, basta recordar o flamengo do ano passado-pós-venda de souza, marcinho e renato augusto. ficou claro porque despencou da liderança na época).

ítalo.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

o fator obina


os três gols feitos pelo obina no clássico contra o corinthians, ontem, deixaram atônitos não só os felizes palmeirenses ou os derrotados corinthianos, como também a todos que acompanham ao menos um pouco de futebol.


não faz muito tempo que o obina saiu do flamengo pelas portas do fundo. depois de três anos no clube carioca, alternando altos e baixos (período de secas e trombadas com gols marcantes em jogos decisivos), e tendo conquistado o carinho da exigente maior torcida do país, o simpático jogador baiano chegou a um estágio alarmante neste 2009: até quase a metade do ano não havia feito um único gol! e perdido ainda dois pênaltis, sem contar os gols sem goleiro.


era mais do que necessário, a ele e ao clube (mais a ele, claro), uma mudança de ares. e assim foi feito. por empréstimo, obina chegou ao parque antártica, após pedido feito (pasmem!) pelo exigente treinador vanderlei luxemburgo (o mesmo que comprou briga com a promessa keirrison, ao ponto de excluí-lo de sua equipe, o que veio a causar a demissão do próprio treinador).


e agora, pouco mais de um mês e meio dessa mudança de ares, obina volta a ser o centro das atenções, em um campeonato com ronaldo, adriano, e fred como as grandes estrelas. e, pasmem II, obina será comandado por aquele que eu considero, ainda, o melhor treinador no país, o atual tricampeão brasileiro (que seria treta seguido, caso o título de 2005 não fosse roubado para o corinthians, ficando o inter com o vice), muricy ramalho.


é preciso cautela ao torcedor palmeirense com esse momento do obina. é preciso admitir que ele não é melhor que o eto'o, como cantava a torcida do flamengo, e nem que ele é um excelente jogador. não. o obina é um bom jogador. somente um bom jogador. mas um jogador esforçado e com um carisma que parece contagiar até aos mais ranzinzas treinadores e torcedores (só falta agora ser treinado pelo leão!).


o fato é que é bom ver o obina jogar. basta acompanhar o compacto do clássico de ontem. fez três gols e, como não poderia deixar de ser, deu AQUELA pixotada ao tentar um cruzamento. o obina é a reencarnação do lendário fio maravilha. é a alegria do torcedor que somente quer curtir seu futebolzinho, sem se preocupar com questões de futebol-arte e o escambau.


ítalo.

domingo, 26 de julho de 2009

bom começo



















hoje é um bom dia para dar início a um blog com meras
pretensões futebolísticas.

por dois motivos:

1. depois de trinta e seis anos, o flamengo voltou a vencer
o santos na vila belmiro.

2. o obina marcou três gols num clássico!

são fatos que entram para a história.

nada contra o obina.

nem contra o flamengo ou o santos, ou o andrade ou o luxemburgo.
apenas coincidências.

é bom aproveitá-las.

está no ar "o ópio do povo", como diria nelson rodrigues
sobre o futebol.

recomendável um uso com moderação.

ítalo.